Cuidados e Cultivo de Licuala peltata - Licuala Redonda

Ficha Técnica

Nome científico: Licuala peltata
Nomes populares: Licuala, Palmeira-leque
Família: 
Categoria: 

Luminosidade: , ,  

Dicas e cuidados sobre a Licuala Redonda

Licuala-redonda (Licuala peltata), é uma palmeira monóica, ornamental, de caule curto e de crescimento lento. Caracteriza-se por apresentar até 15 folhas enormes, trançadas e brilhantes, que podem ser palmadas na forma "peltata" ou inteiras e redondas na forma "sumawongii". Cada folha é sustentada por um pecíolo forte com margens espinhosas e, à medida que as folhas caem, parte dos pecíolos velhos permanece no caule, dando-lhe uma aparência fibrosa. 

As inflorescências aparecem entre a folhagem e são pontiagudas, arqueando-se de uma raque central em muitos racemos. Cada racemo carrega muitas flores hermafroditas esverdeadas que são muito atraentes para as abelhas devido ao seu cheiro e riqueza de néctar. Os frutos resultantes são drupas globosas alaranjadas contendo uma única semente cada quando maduras.

Dicas e cuidados sobre a Licuala Redonda

A Licuala-redonda é uma palmeira de leque que se adapta facilmente a ambientes interiores, cultivada em recipientes grandes e bem drenados. Porém, ela necessita de suplementos de umidade em ambientes secos, enquanto em áreas com ar condicionado encontra-se às vezes murcha devido ao aquecimento excessivo. 

Esta mesma espécie pode crescer bem tanto com vastos espaços quanto estando proporcional ao local. Ideal para salões amplos, jardins de inverno, jardins residenciais, shoppings e halls de entrada. Seu exuberante porte faz dela destaque quando instalada isoladamente ou agrupada com outras palmeiras.

O Licuala-redonda deve ser cultivado em um ambiente com luz parcialmente filtrada, solo arenoso enriquecido com material orgânico e bem drenável, regando frequentemente. Ele tem uma forte tolerância para temperaturas abaixo de -2°C mas não gosta muito ventos fortes, que arrancam e arruínam as suas folhas. 

Dicas e cuidados sobre a Licuala Redonda

Esta palmeira pode ser reproduzida a partir de sementes tiradas dos frutos maduros; elas devem passar por processo de germinação após serem mantidas na água morna por 1 dia, colocando-se em substrato arenoso, em condições aquecidas e úmidas. A taxa de germinação desta espécie da palmeira é baixa variando entre 3 semanas a 4 meses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem