Como Plantar Manjericão Ocimum basilicum

Como Plantar Manjericão Ocimum basilicum
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ocimum basilicum
Nomes populares: Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Manjeiricão

O Manjericão Ocimum basilicum, também conhecido como Manjericão, é uma planta herbácea que tem sido utilizada há milhares de anos por povos antigos da Ásia e da Europa. Ele foi atribuído a muitas culturas espirituais diferentes, incluindo os hindus para quem ele representou Tulasi, esposa do deus Vishnu. No entanto, é amplamente conhecido por suas propriedades culinárias e seu incrível sabor adocicado.

O manjericão (Ocimum basilicum) é uma erva aromática da família Lamiaceae e é cultivada tanto por suas folhas vibrantes quanto por seu aroma perfumado. A planta possui um caule ereto e ramificado que cresce de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas suaves e ovais são pubescentes e de um tom verde brilhante. 

As inflorescências aparecem em forma de espigas, com flores brancas, lilases ou avermelhadas presentes nelas. O manjericão também é polinizado, com frutos aquênios preto-azuis produzidos posteriormente. No geral, existem mais de 60 variedades diferentes de manjericão disponíveis - cada uma com cor de folha, tamanho, forma, estrutura da planta e concentração de aroma.

Dicas e cuidados sobre o Manjeiricão

Manjericão (ocimum basilicum) é uma das ervas comestíveis mais populares. Seu sabor e aroma únicos, doce e picante, são ricamente apreciados em preparações culinárias quentes ou frias. O manjericão está intimamente relacionado à gastronomia italiana, onde é principalmente usado para fazer pesto, molho e outras misturas. 

Combina perfeitamente com tomate, azeite, limão, carne vermelha, massa e queijo. Além disso, é amplamente cultivado pela indústria de óleos essenciais para incluir na produção de alimentos, bebidas, perfumes entre outros produtos.

Manjericão Ocimum basilicum, também conhecido como manjerona, é uma erva aromática que se adapta a climas subtropicais e mediterrâneos. Ideal para a plantação próximo à cozinha, este herbáceo deve ser cultivado em solo fértil, com bom dreno, bem adubado com matéria orgânica e regando regularmente. Não tolerando nem geadas nem temperaturas extremas, multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro e sementes.

Dicas e cuidados sobre o Manjeiricão

Planta medicinal

Indicações: infecções da pele, infecções das vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo
Propriedades medicinais: analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa
Partes utilizadas: folhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem