Mangaba (Hancornia speciosa): Uma planta brasileira para seu jardim

Mangaba-Hancornia-speciosa-Uma-planta-brasileira-para-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Hancornia speciosa
Nomes populares: Mangabeira, Mangaba-ovo, Mangabiba, Mangaíba, Mangaíba-uva, Mangabeira-de-minas
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Mangaba fruta do Cerrado

A mangaba (Hancornia speciosa) é uma árvore típica dos biomas cerrado e caatinga brasileiros. De tronco ramificado e retorcido, casca áspera e altura variando entre 2 a 10 metros, possui copa irregular larga e arredondada. Sua seiva branca exala de todo o corpo e pode ser usada para produzir borracha rosa. Suas folhas opostas são coriáceas, elípticas e podem variar de verde a avermelhado. 

A Mangabeira floresce duas vezes ao ano - de agosto a novembro e novamente no mesmo ano - com pequenas e delicadas flores brancas com cinco pétalas e de natureza hermafrodita. São polinizadas principalmente por abelhas nativas e outros insetos. As mangabas frutificam em abundância de outubro a abril, embora as frutas também possam aparecer durante o resto do ano. Seus frutos são arredondados e possuem epiderme fina de coloração amarela ou alaranjada com manchas vermelhas, além de polpa branca carnuda, macia e suculenta que contém de duas a quinze sementes disciformes.

A Mangaba (Hancornia speciosa) é a fruta típica das regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O fruto maduro possui cor amarela ou vermelha, textura suculenta, com gosto ácido-doce característico e aroma delicado. É rico em fibras, vitamina C, vitamina A, sais minerais, proteínas e óleos essenciais. Pode ser consumido in natura ou na forma de geleias, sorvetes, sucos e vinhos entre outros alimentos. 

Apesar do grande potencial da fruta para uso comercial ela ainda é explorada principalmente de forma extrativista. Devido às características da fruta - fragilidade e facilmente perecível - ela tem pouca movimentação no meio de transporte e consequentemente um alto preço de venda direta. Além disso a mangabeira é uma planta lindamente ornamentada ideal para o paisagismo urbano devido à personalidade peculiar conferida pelo tronco tortuoso e áspero.

Dicas e cuidados sobre a Mangaba fruta do Cerrado

A Mangaba Hancornia speciosa é uma espécie de árvore com flores perfumadas e frutos deliciosos que não se encontra em qualquer loja. Pode ser plantada isoladamente para fins de paisagismo, mas devido à sua monoclamia não se autopoliniza. Por isso é importante plantar indivíduos que não sejam clones próximos uns dos outros em um ambiente com ocorrência natural de polinizadores para uma ótima produção de frutos. Portanto, deve-se dar preferência ao plantio em fileiras ou grupos suficientemente distanciados entre si para evitar sombreamento, principalmente em áreas como fazendas, ao longo de avenidas, parques, grandes quintais, etc. 

Em áreas expostas ao vento, a mangabeira pode dobrar para um lado e formar ramos perto do solo. Nesses casos, orientação e suporte podem ser úteis, bem como podas seletivas desses ramos. Geralmente é uma espécie muito resistente e a maioria das pragas e doenças afetam as plantas enquanto elas ainda estão em viveiros onde a umidade e a densidade populacional são muito maiores do que seriam encontradas em condições naturais. Mangaba prefere áreas abertas com baixa competição e sem sombreamento. Seu cuidado cultural envolve capinas para retirada de ervas daninhas, poda para formação do formato da árvore e suas necessidades de produção.

A Mangaba Hancornia speciosa deve ser cultivada a pleno sol, preferencialmente em solos arenosos, bem drenados, adubados, ácidos e irrigados no primeiro ano de plantio sem encharcamento. A mangueira adapta-se muito bem a solos pobres e pode tornar-se frágil e suscetível a doenças se for adicionada muita matéria orgânica ao solo. Por esse motivo, é preferível adubar essa espécie com adubos químicos usados ​​em canteiros ao invés de esterco e outros adubos orgânicos.

Dicas e cuidados sobre a Mangaba fruta do Cerrado

A mangaba (Hancornia speciosa) é uma árvore frutífera tropical com delicadas flores brancas, nativa do Brasil. Não tolera geadas ou frio intenso, por isso não é indicada para cultivo no sul do Brasil. Pode ser propagada por sementes ou por enxertia de ramos. As sementes devem ser coletadas de frutos maduros, de preferência já caídos de árvores sadias e produtivas. Após a coleta, deve-se retirar a polpa e colocá-las para germinar em até quatro dias, pois perdem rapidamente o poder germinativo, principalmente se ficarem desidratadas.

Planta medicinal

Indicações: Tuberculose, úlceras, purgante, doenças do baço, icterícia, afecções hepáticas e do estômago, afecções da pele, alergias, osteoporose, anemia.
Propriedades medicinais: Anticatarral, Antiulcerogênica, Digestiva, Colagoga, Calcificante, Laxante, Nutriente, Purgativa, Antioxidante, Anti-alérgica, Anti-inflamatória, Antitumoral, Antibacteriana, Gastroprotetora, Hepatoprotetora
Partes utilizadas: Folhas, frutos, raízes, seiva

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem