Vaccinium ● Mirtilo-olho-de-coelho: Plant Profile

Vaccinium-Mirtilo-olho-de-coelho-Plant-Profile
 

Ficha Técnica

Nome científico: Vaccinium virgatum
Sinonímia: Cyanococcus amoenus , Cyanococcus virgatus , Vaccinium amoenum , Vaccinium ashei , Vaccinium corymbosum, Vaccinium parviflorum
Nomes populares: Mirtilo-de-flor-pequena, Mirtilo-preto-do-sul, Mirtilo
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Mirtilo olho de coelho

Mirtilo-olho-de-coelho (Vaccinium virgatum) é um arbusto frutífero ornamental, hermafrodita e decíduo. Seu nome se deve a característica marcante de que os frutos ficam rosados quando antes da maturação total, sendo lembrada como olhos de coelhos brancos. 

Esse tipo de vegetação cresce naturalmente em pastagens abertas, brejos, regiões arenosas próximas a lagos e rios e florestas montanhosas no sul dos Estados Unidos, Carolina do Norte até o Texas. Ele tem caules finos e eretos, ramificados que possuem cascas descamantes marrons escuros. Suas folhas são estreitas e ovales elípticas solidamente unidas por pecíolos curtos.

A espécie Vaccinium virgatum, também conhecida como mirtilo-olho-de-coelho, surge entre o final do inverno e início da primavera com flores brancas ou levemente rosadas e em formato de sino. As melhores abelhas para a polinização desta espécie são as solitárias e mamangavas, enquanto as abelhas comuns e carpinteiras podem ser prejudiciais. 

O fruto é uma baga globosa de cor azul escuro a preto quando madura, recoberta por cera fina, doces e deliciosos que pode ser consumido in natura ou na forma de molhos, geléias, licores e xaropes. Em plantações comerciais ou experimentais no Brasil encontram-se as principais cultivares 'Bluegem', 'Briteblue' e 'Woodard'.

Dicas e cuidados sobre o Mirtilo olho de coelho

Mirtilo-olho-de-coelho (Vaccinium virgatum) é a escolha ideal para jardins funcionais. Esta planta frutífera possui folhagens lindas e flores macias que contribuem para a estética do jardim, além de frutos deliciosamente doces. Ao longo do ano, as folhas da Mirtilo-olho-de-coelho mudam de cor, tornando-se verdes na primavera e verão e laranja e vermelho no outono antes de caírem no inverno. 

Seu ciclo é infalível! Devemos cultivar o Mirtilo em áreas ensolaradas ou que recebam pelo menos 4 horas de sol direto por dia. Pode ser usado sozinho ou em grupos, renques ou em conjunto com outras plantas.

Mirtilo-olho-de-coelho, Vaccinium virgatum, é uma planta que não gosta de ser transplantada/movida porque só cresce bem quando está estabelecida em um lugar. Apesar disso, ela é muito fácil de cultivar e crescer rapidamente. Se o objetivo for ter um aspecto bem adensado na planta, podemos dar uma poda anual para formá-la. Porém, se a preocupação maior for a frutificação, opte por não fazer muitas podas. No Brasil ela ainda é encontrada em poucas regiões e exige um período de frio para o bom desenvolvimento e produção de frutos, principalmente na região Sul do país.

Mirtilo-olho-de-coelho (Vaccinium virgatum) é mais adequado para sol pleno ou meia-sombra e prefere solos ácidos (pH em torno de 4,5 a 5,5), isentos de calcário, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve ser regada regularmente quando plantada em vasos ou no primeiro ano após o plantio, devendo receber água sempre quando o solo secar na superfície para evitar o encharcamento. 

Uma vez bem estabelecida, irrigação suplementar pode ser necessária para evitar períodos de seca. A cobertura morta com casca de pinheiro, palha ou folhas mortas pode ajudar a manter as raízes sempre úmidas. Esta espécie é resistente ao gelo até -12ºC quando mantida com uma capa protetora.

Dicas e cuidados sobre o Mirtilo olho de coelho

Mirtilo-olho-de-coelho (Vaccinium virgatum) requer adubação adequada na primavera e no verão para uma boa produção de frutos. Adubação orgânica e mineral deve ser usada para esta espécie de árvore. A polinização cruzada também é necessária, portanto, certifique-se de ter pelo menos duas plantas de cultivares diferentes em seu jardim ou pomar. 

A propagação do Mirtilo-olho-de-coelho pode ser feita através de sementes semeadas no final do inverno, estacas semi-lenhosas colhidas no verão, alporquia no final do verão ou início do outono, ou micropropagação se formar um pomar comercialmente. Espera-se que os frutos apareçam 1 a 2 anos após o plantio.

Planta medicinal

Indicações: Dor
Propriedades medicinais: Analgésica
Partes utilizadas: Frutos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem