Monstera Adansonii: Cuidando, Crescendo e Propagando

Monstera-Adansonii-Cuidando-Crescendo-e-Propagando
 

Ficha Técnica

Nome científico: Monstera adansonii
Sinonímia: Calla dracontium, Calla pertusa, Dracontium pertusum, Monstera imrayana, Monstera jacquinii, Monstera macrophylla, Monstera pertusa, Monstera pinnatifida, Monstera protensa, Monstera seemannii, Philodendron pertusum
Nomes populares: Queijo-suíço, Folha-de-macaco
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Monstera Adansonii

Monstera adansonii é uma erva tropical atraente e trepadeira que se distingue por sua folhagem brilhante e perfurada, popular como planta de interior. Seu caule pode ser ascendente, rastejante ou rastejante, dependendo das condições em que se desenvolve. De cada nó saem grossas raízes adventícias e aéreas que proporcionam absorção e ajudam a ancorar a planta em diferentes suportes e substratos. 

As suas folhas variam em tamanho e são de forma elíptica a cordada com uma textura ligeiramente espessa e cerosa com grandes perfurações ovais - ao contrário da Monstera deliciosa que apresenta tanto perfurações internas como fendas totalmente laterais.

A Monstera adansonii é caracterizada por apresentar coloração verde brilhante e suas folhas podem apresentar relevos como se estivessem coladas, sem alterar seu formato. Também é comum confundi-la com M. obliqua, que possui perfurações proporcionalmente maiores em relação às folhas, mas esta ainda é muito rara em cultivo. A hipótese para o uso de buracos em Monsteras é que eles permitem a passagem de vento forte e chuva, de forma que a planta sofra menos danos durante as tempestades. Além disso, acredita-se que os orifícios permitem a passagem da luz, permitindo que as folhas superiores não sombrei completamente as folhas inferiores.

Monstera adansonii, também conhecida como Swiss Cheese Plant, é uma videira tropical perene nativa da América Central. Suas flores são pequenas e densamente dispostas ao longo de uma raque cilíndrica com espata branca. Quando maduro, o fruto é considerado comestível e tem aroma de abacaxi semelhante ao de M. deliciosa. Existem muitas variedades e cultivares de Monstera adansonii, algumas com folhas maiores e com mais buracos, outras mais trepadeiras, algumas mais adaptadas a climas frios e até formas variegadas.

Dicas e cuidados sobre a Monstera Adansonii

Conhecida por seu efeito visual deslumbrante em treliças verticais e cestas suspensas, a Monstera adansonii se tornou uma escolha popular entre os colecionadores de Urban Jungles. É mais comumente usado como um vaso de plantas de interior, mas na verdade pode ser usado em todos os tipos de situações de paisagismo. Por exemplo, oferece boa cobertura do solo em áreas sombreadas, fica ótimo suspenso em floreiras de varanda, é um ótimo complemento para jardins verticais e jardins de inverno e adiciona um toque tropical a qualquer ambiente sem precisar de luz solar direta.

Monstera adansonii é uma espécie de planta com flor que deve ser colocada em uma área com luz difusa para evitar a exposição direta ao sol; as melhores orientações para isso incluem janelas voltadas para o leste. Prefere um substrato fibroso, rico em matéria orgânica, com pH levemente ácido e mantido úmido. Para conseguir isso, deve-se misturar duas partes de antúrio ou mistura de orquídeas compradas em lojas com uma parte de substrato para vasos e canteiros de flores.

O Monstera adansonii requer rega regular, mas evite o excesso de água, pois é sensível ao alagamento. Deixe o solo secar na superfície entre as regas e mantenha a bandeja de drenagem da planta vazia do excesso de água. A folhagem marrom ou murcha pode ser um sinal de excesso de água, então ajude a evitar isso fornecendo à sua planta drenagem adequada ou replantando com solo fresco. Para mais informações, confira nosso artigo: 8 razões pelas quais você tem pontas marrons e folhas queimadas em suas plantas de casa.

Dicas e cuidados sobre a Monstera Adansonii

Monstera Adansonii é uma planta trepadeira atraente com folhas grandes e icônicas em forma de coração crivadas de buracos. Para obter uma grande folhagem e arrastar ao máximo, é melhor dar ao seu Monstera Adansonii uma treliça ou outra estrutura de suporte para subir. Em termos de fertilização, suplementos suaves e orgânicos são preferidos à dosagem concentrada. 

Fertilizantes de liberação controlada também trazem bons resultados. Replante a cada primavera para crescimento e temperamento ideais; não tolera frio intenso ou geada e prefere temperaturas mais quentes acima de 20ºC (70ºF). Mantenha as plantas de estimação em alta umidade borrifando duas vezes ao dia ou usando um umidificador para folhagens mais brilhantes.

Monstera adansonii é uma planta de casa popular conhecida por suas folhas grandes e perfuradas. Reproduz-se tanto por sementes quanto por estacas de caule, que podem enraizar-se na água ou diretamente no substrato. Corte segmentos do caule de Monstera adansonii nos nós para garantir que cada nova planta tenha um nó para produzir novas folhas e raízes.

Atenção

Atenção: todas as partes da Monstera adansonii são tóxicas. Elas contém oxalato de cálcio, um forte irritante de mucosas, que pode provocar salivação excessiva, vômitos, edema nas vias aéreas, cegueira, etc. Mantenha longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem