Cultivo e Uso de Mirtilos (Vaccinium sp)

Cultivo-e-Uso-de-Mirtilos-Vaccinium-sp
 

Ficha Técnica

Nome científico: Vaccinium myrtillus
Sinonímia: Vaccinium myrtillus, V. myrtilloides, V. boreale, V. corymbosum, V. oreophilum
Nomes populares: Arando, Uva-do-monte, Arandano
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Mirtilo

Mirtilos (Vaccinium sp) são arbustos decíduos nativos da América do Norte, Europa e Ásia. Sua altura varia entre alguns centímetros a 4 metros, tendo suas folhas verdes escurar brilhantes que, na época de Outono, tornam-se laranjas, vermelhas e amarelas. A floração ocorre no final do Inverno ou início da Primavera, quando as flores de sino longo e cor branca (por vezes rosada) surgem. 

Durante o Verão os frutos são colhidos; estes bagas tricocóricas podem ser solitárias ou agrupadas e possuem casca azul-arroxeada escura. Ricos em vitaminas e minerais, os mirtilos possuem propriedades medicinais comprovadas.

Dicas e cuidados sobre o Mirtilo

Mirtilo (Vaccinium sp.) é uma planta nativa de florestas temperadas e encontrada em muitas partes do mundo. É valorizado em projetos de paisagismo devido à sua capacidade de atrair animais selvagens e como fonte de frutas comestíveis. Nas hortas, os mirtilos são utilizados de várias formas, como consumo in natura, transformação em sumos ou sobremesas, como sorvetes, compotas, compotas, pudins e biscoitos. 

Os mirtilos também são secos e transformados em barras ou petiscos de granola, adicionados a chocolates ou licores, transformados em chás, xaropes ou iogurtes, incluídos em panquecas e até usados ​​para produzir vinho!

Dicas e cuidados sobre o Mirtilo

Mirtilo, ou Vaccinium sp, é uma frutífera ideal para climas temperados. É resistente a geada e neve e exige temperaturas médias anuais de pelo menos 15°C para desenvolvimento adequado da planta. O mirtilo precisa ser cultivado em solo fértil com pH ácido(4.2 a 5.5) drenável, irrigado regularmente e enriquecido com matéria orgânica. Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra. 

Resistente à estiagem curta quando bem estabelecida na sua região de cultivo, as regiões montanhosas do sul do Brasil. Fertilize-o semestralmente com fertilizantes orgânicos, pode-se realizar podas de formatação e limpeza para promover melhores resultados em produção de frutos. Para obter a máxima polinização recomenda-se plantar no mínimo duas variedades desta espécie. A partir destes cuidados os frutos começam a crescer entre 1 a 2 anos após o plantio!

Planta medicinal

Indicações: Diarréias, Infecção Urinária de Repetição, Diabetes, Retinopatia diabética, Falta de perfusão renal, Pé diabético, Varizes, Hemorróidas, Flebites, Visão noturna, Pressão Alta, Vista cansada
Propriedades medicinais: Antibiótica, restaurador da pequena circulação, protetor das artérias e veias, antioxidante, hipoglicêmica, tônica, adstringente, antidematosa, inibidor da agregação plaquetária
Partes utilizadas: Frutos, Folhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem