Uma visão geral da fruta Laranjinha-Kinkan Fortunella margarita

Uma-visão-geral-da-fruta-Laranjinha-Kinkan-Fortunella-margarita
 

Ficha Técnica

Nome científico: Fortunella margarita
Sinonímia: Citrus japonica, Atalantia hindsii, Citrofortunella madurensis, Citrus erythrocarpa, Citrus hindsii, Citrus inermis, Citrus kinokuni, Citrus madurensis, Citrus margarita, Citrus microcarpa, Fortunella bawangica, Fortunella chintou, Fortunella crassifolia, Fortunella hindsii, Fortunella japonica, Fortunella obovata, Fortunella polyandra, Sclerostylis hindsii, Sclerostylis venosa
Nomes populares: Kinkan, Cunquate, Kumquat, Ximxim,
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Laranjinha Kinkan

A Laranjinha-kinkan é um arbusto perene ou pequena árvore que produz frutos e é ornamentalmente atraente. Suas espécies se assemelham muito às do gênero Citrus, que engloba laranjas e tangerinas. Estes dois diferem principalmente no tamanho e número de gomos do fruto, bem como na sua casca fina e comestível. O tronco desta planta é muito ramificado, com ramos espinhosos ou lisos, e cresce lentamente até aos 5 metros de altura. Suas folhas são lanceoladas, opostas, de textura coriácea, glabras com a face superior verde-escura e a inferior verde-clara. Na primavera Floresce flores brancas fortemente aromáticas em cachos de um a quatro. 

Dicas e cuidados sobre a Laranjinha Kinkan

O outono marca o período de maturação dos frutos, tornando-os redondos, elípticos ou em forma de pêra, dependendo da variedade. De um modo geral, o kinkan tem uma pele externa fina que é comestível com polpa doce, mas levemente ácida por dentro. Este citrino tem quatro variedades principais: ‘Marumi’ cujo fruto é redondo; 'Nagami' com frutos oval-elípticos; ‘Fukushu’ que produz formas arredondadas de pêras; E por último ‘Variegada’ onde tem a pele listrada de cor amarela.

Laranjinha-kinkan é uma árvore de laranja que pode crescer em vasos ou mesmo em jardins pequenos. Ela gosta do sol parcial, então a posicione perto da janela, e ela te recompensará com centenas de frutos anualmente, sendo que é capaz de self pollinar e portanto não será necessário ter mais de uma delas para começar os seus carregamentos. Estes frutos são ricas em vitamina C e são altamente versáteis, sendo possível usá los para doces, compotas, geléias, molhos e licores. Além disso também se preste para a arte do bonsai japones por alguns fãs.

Dicas e cuidados sobre a Laranjinha Kinkan

Laranjinha-kinkan é uma frutífera cítrica que precisa ser cultivada em sol pleno ou em meia sombra, em um solo fértil, profundo e bem drenado. Esta árvore cresce melhor quando recebe regas regulares na sua primeira fase de desenvolvimento. 

A laranjinha-kinkan é excelente para as casas de veraneio, já que resiste aos ambientes litorâneos com salinidade. Para obter uma árvore sempre productive e saudável, é necessário podar anualmente e fertilizar durante a primavera, verão e outono com adubos próprios para árvores frutíferas. Ela se multiplica via enxertia sobre limão-cravo, laranja-amarga ou pomelo, além de também por sementes ou estacas.

Planta medicinal

Indicações: Dores de garganta, Afecções respiratórias
Propriedades medicinais: Antitussígeno, Estimulante, Antiinflamatório, Antiviral, Antibacteriano, Laxativo
Partes utilizadas: Fruto inteiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem