Cultivo de laranja dos frutos das espécies Citrus sinensis

Cultivo-de-laranja-dos-frutos-das-espécies-Citrus-sinensis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Citrus sinensis
Nomes populares: Laranjeira
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Laranjeira

Laranja (Citrus sinensis) é uma fruta cítrica saborosa e muito cultivada em todo o mundo. A laranjeira é árvore de tamanho médio com copa ronda, densa e perene. Os seus primórdios são controversos, alguns crêem que podem ter surgido na Índia, China ou Vietnãm, porém tem sido consumida desde antigamente. O tronco possui uma casca acinzentada-marrom e é tortuoso. Folhas verdes, coriáceas, brilhantes e com um aroma forte completam a descrição da laranjeira.

A laranja é um dos frutos mais populares no mundo! Ela possui flores brancas e perfumadas, que simbolizam a pureza, atraindo abelhas melíferas em profusão. O mel dessas flores é especialmente valorizado quando vendido. Além disso, seus sumos também são amplamente utilizados na culinária, principalmente a árabe, e na indústria de perfumes. Laranjas são esféricas com cascas alaranjadas e polpas aquosas entres o amarelo claro e o vermelho.

Dicas e cuidados sobre a Laranjeira

Laranja é uma palavra portuguesa para "laranja". Dependendo da variedade, os frutos podem ou não ter sementes. Estas sementes são redondas e planas, com uma cor que varia do branco-amarelado ao acastanhado. A estação de frutificação desta fruta cítrica se estende ao longo do ano, mas é mais abundante no outono. 

Existem cerca de 100 variedades diferentes de laranja produzidas comercialmente em todo o mundo. No Brasil, essas diferentes laranjas podem ser divididas em três grandes grupos: laranjas umbigo, ótimas para comer; laranjas comuns com maior acidez que as tornam ótimas para suco; e laranjas de baixa acidez, como a laranja-do-ceu, de sabor muito doce e levemente ácido.

A laranja, também conhecida como laranja, é uma fruta deliciosa e versátil. Pode ser consumida pura ou em forma de sumo, mas também é muito utilizada em pastelaria, compotas, chás, licores e muitas outras sobremesas. A polpa de uma laranja pode dar um sabor único a pratos salgados, como molhos para aves, peixes e carnes vermelhas. Os óleos essenciais das laranjas - extraídos de sua casca - também são utilizados popularmente para perfumaria, cosméticos, produtos de limpeza e aromaterapia devido às suas propriedades calmantes e antidepressivas.

Dicas e cuidados sobre a Laranjeira

A laranja é uma cultura de frutas que pode ser cultivada em sol pleno, num solo fértil, profundo e enriquecido com matéria orgânica. O plantio das mudas é generalmente feito no início da estação chuvosa para garantir o melhor crescimento. Esta planta é rústica e facilmente adaptável às mais diversas condições climáticas, apresentando variedades específicas para um clima quente ou ameno. 

É importante conhecer as técnicas de podas corretas a fim de manter os pomares produtivos e saudáveis. A multiplicação da laranja costuma ser feita por meio de enxertia, contudo também existem variedades que se podem propagar por sementes com relativa facilidade.

Planta medicinal

Indicações: Infecções, febres, problemas respiratórios, escorbuto (carência de vitamina C), aterosclerose, afecções da pele, intoxicações, ansiedade, reumatismo
Propriedades medicinais: antibiótica, adstringente, antiescorbútica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, antitérmica, calmante, regulador intestinal
Partes utilizadas: folhas, frutos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem