Plantando e cuidando do Viburnum tinus (Laurotino) em seu jardim

Plantando-e-cuidando-do-Viburnum-tinus-Laurotino-em-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Viburnum tinus
Nomes populares: Folhado, Folhado-comum, Milfolhado
Família: Adoxaceae
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Laurotino

O Laurotino (Brasil) ou Folhado (Portugal), também conhecido como Viburnum tinus, é uma planta arbustiva extremamente utilizada no jardim. É caracterizada por ter um caule ereto, largamente ramificado, e uma copa arredondada. 

As folhas são perenes, coriáceas, brilhantes e verde-escuras; com margens onduladas e pubescentes no centro e pecíolos avermelhados. Na primavera e verão se desenvolvem inflorescências de cima formando muitas flores cerosas, brancas a rosadas, que são delicadamente perfumadas.

Dicas e cuidados sobre o Laurotino

Laurotino é um arbusto originário da região mediterrânea, com ampla presença nos Açores e Ilhas Canárias também. No verão ele produz pequenas drupas de aparência azul metalizado, as quais são tóxicas se ingeridas. O laurotino possui uma variedade vasta de cultivares, desde folhas variegadas até flores abundantes e híbridos anões. São importantes as três subespécies deste arbusto: Viburnum tinus tinus, V. tinus rigidum e V. tinus subcordatum.

O Laurotino é um arbusto extremamente versátil que pode ser utilizado isoladamente, em pequenos grupos, em sebes formais ou informais para definir canteiros com grande elegância. Também pode ser treinado para formar uma pequena árvore crescendo até 2-3 metros de altura. 

Adapta-se bem a vasos e floreiras, principalmente a variedade anã. Existem cultivares disponíveis para cada finalidade no jardim, algumas com folhas mais densas, outras mais adequadas para a floração, etc., dependendo das necessidades do seu jardim.

Dicas e cuidados sobre o Laurotino

O Laurotino é uma planta rústica que pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado em intervalos regulares, principalmente no primeiro ano após o plantio. É muito resistente ao frio e à seca. Se for queimado pela geada, voltará a brotar na primavera. 

Pode ser propagada por sementes, estacas de galhos, bem como enxertia e alporquia. As sementes têm um longo período de dormência e requerem períodos de frio e calor para o desenvolvimento do embrião. Idealmente, deve ser plantada no verão para que germine na primavera.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem