Syzygium Jambolanum, uma espécie brasileira para o seu jardim

Syzygium-Jambolanum-uma-espécie-brasileira-para-o-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Syzygium jambolanum
Nomes populares: Azeitona, Azeitona-da-terra, Baga-de-freira, Guape, Jalão, Jambuí, Jamelão
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Jambolão

O Jambolão é uma árvore atraente, de porte médio, com copa ampla e cheia e muitos galhos. Pode crescer até 10 metros de altura. Os seus bagos são pequenos e ovais, assemelhando-se a azeitonas verdadeiras (Olea europea), de início branco, que lentamente se torna vermelho e escurece para preto quando maduro. Dentro da polpa suculenta encontra-se uma única semente. As folhas do jambolão são duras e lisas com uma nervura central saliente e clara. Suas flores são hermafroditas, de cor branca ou amarela, com longos e numerosos estames reunidos em cachos terminais.

O jambolão é uma árvore caducifólia nativa do Brasil que produz frutos doces, levemente adstringentes e de sabor agradável. Esta árvore tem uma desvantagem, pois a fruta pode manchar qualquer coisa com a qual entre em contato, incluindo pele e roupas. Portanto, esta refrescante e sombreada árvore de verão geralmente não é adequada para paisagens urbanas, mas sim para parques e locais maiores. O fruto do Jambolão pode ser consumido in natura ou transformado em compotas, licores, vinhos, tortas ou outras guloseimas.

Dicas e cuidados sobre o Jambolão

Jambolão, ou jambolan, é uma árvore tropical que se adapta bem sob exposição solar direta, em solos férteis, profundos e bem drenados. Uma boa rega periódica durante os primeiros anos de crescimento ajudará a mantê-la vigorosa. É comum seu rápido desenvolvimento para um tamanho modesto com resistência às condições mais adversas. A multiplicação é realizada mediante sementes de Jambolão.

Planta medicinal

Indicações: diabetes, afecções gástricas, afecções pancreáticas, diarréia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, flatulência, afecções respiratórias
Propriedades medicinais: estimulante gastrointestinal, adstrigente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica
Partes utilizadas: Frutos, sementes, Casca do caule, Folhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem