Jade-Vermelha (Mucuna bennettii): Como cultivar

Jade-Vermelha-Mucuna-bennettii-Como-cultivar
 

Ficha Técnica

Nome científico: Mucuna bennettii
Sinonímia: Mucuna bennetti, Mucuna albertisii, Mucuna novoguineensis
Nomes populares: Trepadeira-jade-vermelha, Trepadeira-filipina, Mucuna, Flama-da-Floresta, Trepadeira-da-nova-guiné
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Jade Vermelha

A planta jardim de Jade-Vermelha Mucuna bennettii é uma trepadeira tropical escandente, com um caule volumoso de início herbáceo que lignifica gradativamente para suportar a folhagem. As folhas da espécie são trifoliadas, alternas, e possuem folíolos elípticos a ovalados com cores verde brilhante. Sua florescência ocorre durante a primavera em inflorescências do tipo rácemo pendentes, extremamente longas e vistosas que podem alcançar até 1 metro de comprimento. As flores apresentam coloração de vermelho brilhante em formatos lembrando o bico de um pássaro. No verão surgem as vagens - desiscentes e pilosas - contendo curiosas sementes semelhantes a hamburgueres.

A Jade-vermelha Mucuna bennettii é uma planta trepadeira muito especial que ainda é relativamente rara no jardim. Sua folhagem densa e extensa cria sombras refrescantes, além de ser bonita em si mesma. É rústica e não requer tutoramento ou manutenção significativa - podas leves para controlar seu crescimento são suficientes. Está idealmente localizada perto de estruturas grandes como pérgolas, gazebos e caramanchões onde possa oferecer sua sombra fraquente para os observadores embaixo. Não precisa ser cultivada em vasos, pois necessita do espaço fornecido por plantio direto. A jade-vermelha também atrai borboletas ao seu jardim!

Dicas e cuidados sobre a Jade Vermelha

A Jade-Vermelha Mucuna bennettii é uma planta que pode ser cultivada em ambientes ensolarados ou semisolares, sendo que prefere solo profundamente fértil e rico em matéria orgânica. Ela necessita de irrigações regulares e aprecia temperaturas e altos níveis de umidade do ar. A planta não resiste bem aos frios invernais ou geadas, logo ela é ideal para climas tropicais. A Jade-Vermelha se reproduz por estaquia e alporquia dos ramos, assim como através de sementes escarificadas antes da sua semeadura, cuja germinação tem duração média entre 30 a 60 dias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem