Plantio e manutenção para cultivar Lobélia-azul perfeita

Plantio-e-manutenção-para-cultivar-Lobélia-azul-perfeita
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lobelia erinus
Nomes populares: Lobélia
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Lobelia azul

Lobelia erinus, popularmente conhecida como Lobélia-azul, é uma planta herbácea prostrada ou rasteira, com muitas flores. É muito ramificada, tem forma arredondada e costuma ter cerca de 20 cm de altura. As folhas são alternadas, glabras e as basais têm formas ovais com bordas dentadas enquanto as superiores tendem a ser mais pontiagudas e podem não apresentar bordas dentadas. 

A folhagem desta planta é tipicamente verde, mas também pode ser bronzeada. Suas peculiares flores tubulares assimétricas florescem profusamente durante a primavera e o verão. As duas pétalas superiores são eretas e pequenas, enquanto as três pétalas inferiores se unem formando uma "pista de pouso" para os polinizadores.

Lobelia erinus, mais conhecido como Lobélia-azul, é uma flor anual que geralmente cresce na altura de 25 a 30 cm. Ele tem pequenas flores solitárias em forma de campânula e pode ter tons que variam do branco ao azul escuro, com centro amarelo ou branco. 

Dicas e cuidados sobre a Lobelia azul

Esta planta também pode produzir frutos pequenos e numerosas sementes dentro da cápsula. Existem várias variedades desta espécie, incluindo 'Alba' (de flores brancas), 'Florepleno' (de flores dobradas), 'Grandiflora' (de flores grandes), 'Speciosa’ (pendente), 'Blue Moon' (de flores azuis ), "Crystal Palace" (folhagem bronze) e "Rosamunde" (flores vermelhas).

A Lobelia erinus, vulgarmente conhecida como lobélia-azul, é uma adição atraente para qualquer jardim. Pode ser usado para delinear bordas e criar massas impactantes de cores contrastantes, ou entre outras plantas e pequenas flores para composições criativas. Variedades rasteiras farão cestos suspensos atraentes ou displays de parede e o efeito calmante de suas flores azuis brilhantes não deve ser subestimado. No entanto, recomenda-se cautela, pois esta planta é tóxica.

Dicas e cuidados sobre a Lobelia azul

A Lobelia-azul (Lobelia erinus) é uma flor anual fácil de cuidar que cresce em sol pleno ou parcial e deve ser cultivada em solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. A rega regular é necessária. Após a floração, as flores podem ser retiradas por meio de podas para que a planta volte a florescer. 

É uma planta adaptável que se dá bem em climas temperados a subtropicais, crescendo anualmente e florescerá até mesmo semestralmente em climas tropicais a equatoriais. A propagação é simples, pois as sementes germinam rapidamente. A floração geralmente ocorre quatro meses após o plantio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem