Lithops Care: Cultivando Belas Pedras Vivas

Lithops-Care-Cultivando-Belas-Pedras-Vivas
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lithops sp
Nomes populares: Cacto-pedra, Litops, Pedra-viva, Planta-pedra
Família: 
Origem: , Botsuana, Namíbia
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Lithops as pedras vivas

Lithops, a planta botânica do gênero suculento, é conhecida como planta-pedra devido à sua coloração mimética e pequeno tamanho. Originária de climas áridos do continente africano, as folhas desta espécie são cortadas obliquamente na parte superior, sendo inseridas no meio e unidas à raiz principal. Estas folhas suculentas são repletas de pigmentos que lhes permitem se camuflar naturalmente nos ambientes onde crescem. A capacidade semelhante dessa plantinha chama muito a atenção dos amantes da jardinagem!

Dicas e cuidados sobre o Lithops as pedras vivas

Lithops sp. são espécies vegetais notoriamente conhecidas pela ocorrência de características esteticamente únicas, como cores diferentes, saliências, manchas, veios, listras e até janelas transparentes em suas folhas que otimizam a fotossíntese. Durante o outono, essas plantas produzem flores perfumadas que abrem durante a tarde e fecham ao pôr do sol. Essas flores vêm em tons de amarelo ou branco e têm pétalas semelhantes a margaridas. Após o terceiro ano de plantio, elas começarão a florescer regularmente a cada ano seguinte, enquanto ocorrerão mudanças no par de folhas. Anualmente, após a floração, os frutos se formam carregando muitas sementes.

O Lithops sp. espécies são de crescimento lento e altamente valorizadas por sua raridade. Como tal, eles podem ser bastante caros e cobiçados por colecionadores. Apesar de exigirem cuidados, essas pequenas suculentas podem ser cultivadas com sucesso em vasos rasos e largos, uma vez que suas necessidades sejam compreendidas. Preferem meia-sombra ou iluminação indireta, o que as torna ideais para plantas de interior ou para cultivo em peitoris de janelas e estufas. Com as condições certas, essas plantinhas atraentes criarão mini jardins de pedras que você poderá desfrutar!

Dicas e cuidados sobre o Lithops as pedras vivas

Lithops sp, uma espécie de planta suculenta da família Aizoaceae, é conhecida por sua folhagem de aparência única. Quando as folhas dessas plantas ficam alongadas e esticadas para fora, geralmente indica que a área onde são plantadas é muito escura e fraca em intensidade de luz. Por outro lado, a luz solar forte pode facilmente causar queimaduras solares no contorno das folhas. Folhas enrugadas são uma indicação de que esta espécie requer rega urgente. 

É essencial escolher um substrato que contenha areia, seixos, vermiculita e húmus com menos propriedades de retenção de água durante o cultivo de Lithops sp para garantir um crescimento ideal. Durante as estações de primavera, verão e outono, a rega periódica precisa ser feita, enquanto durante os meses de inverno o abastecimento de água deve ser completamente interrompido. Temperatura abaixo de 10°C também deve ser evitada, pois pode afetar seu hábito de crescimento. Esta espécie se propaga por sementes e, às vezes, também por estacas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem