Plantio e manejo de madressilva Lonicera japonica

Plantio-e-manejo-de-madressilva-Lonicera-japonica
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lonicera japonica
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Madressilva Lonicera Japonica

Madressilva, nome científico Lonicera japonica, é uma videira perene facilmente cultivada que vem do Japão e da China. Possui lindas flores brancas que eventualmente desbotam para o amarelo e têm um perfume doce. Os frutos da Madressilva são conhecidos por serem venenosos, embora muitas vezes só possam ser encontrados em suas regiões de origem. 

Madressilva é comumente encontrada crescendo selvagem em todo o sul do país, cobrindo cercas, muros, pérgulas, treliças e mandris. Esta planta requer apenas rega periódica e poda ocasional para um crescimento ideal.

Madressilva (Lonicera japonica) é um arbusto perene trepadeira de fragrância doce e intensa, delicadas flores brancas e amarelas e folhagem verde escura muito densa. É um ótimo ajuste para paisagismo e adorna grades, cercas, treliças, gazebos e paredes adoráveis. No entanto, aqueles com sensibilidade aguçada devem evitar plantá-la perto de suas janelas, pois seu forte perfume pode ser incômodo.

Dicas e cuidados sobre a Madressilva Lonicera Japonica

Madressilva (Lonicera japonica) é uma planta resistente ao frio que aprecia pleno sol e cresce em solo fértil. Periodicamente, precisa ser regada por que pode muito facilmente se desidratar, especialmente quando plantada em vasos. Esta planta possui um crescimento moderado e é propagada por estacas.

O plantio de Madressilva Lonicera japonica pode ser feito tanto em vasos quanto diretamente no solo, preferencialmente em mistura de terra, areia e composto orgânico (ou húmus de minhoca, nunca os dois). No caso dos potes, certifique-se de colocar uma boa camada de drenagem no fundo - se o recipiente for grande, tente fazer isso com bandejas de espuma recortadas ou latas de refrigerante e outros restos, soluções baratas que dão um final digno ao que seria vá para o lixo (ou vamos para a reciclagem).

Madressilva, também conhecida como Lonicera japonica, é um gênero botânico que recebeu seu nome em homenagem a Adam Lonitzer (1528-1586), médico e naturalista sueco do século XVI. As folhas dessa espécie possuem propriedades medicinais, como antitérmicas e anti-inflamatórias, enquanto a água aromática destilada de suas flores pode ser usada para combater vômitos e espasmos. Além disso, a madressilva protagoniza uma famosa receita americana: o sabores de sorvete de Madressilva!

Dicas e cuidados sobre a Madressilva Lonicera Japonica

Receita de sorvete de flor de madressilva

Experimente a nossa Receita de Sorvete de Madressilva! Para fazê-lo, primeiro você precisa remover cuidadosamente os "anteninhas" (pistilos e estames) da madressilva Lonicera Japonica. Depois, coloque as flores limpas em uma vasilha e misture com 500 gramas de morangos cortados em pedaços grandes. 

Despeje a mistura no liquidificador e bata bem. Coloque a mistura em forminhas de gelo e leve ao congelador. Se desejar que o sorvete seja ainda mais leve, bata duas claras de ovos e junte à mistura antes de voltar ao congelador. Sirva quando estiver pronto: delicie-se com o sorvete feito com madressilva!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem