Leycesteria formosa (Madressilva-do-himalaia): plantio, cultivo, jardinagem

Leycesteria-formosa-Madressilva-do-himalaia-plantio-cultivo-jardinagem
 

Ficha Técnica

Nome científico: Leycesteria formosa
Nomes populares: Madressilva-do-himalaia
Família: 
Categoria: 
Origem: 

Dicas e cuidados sobre a Madressilva do Himalaia

Madressilva-do-himalaia, Leycesteria formosa é um arbusto decíduo florífero oriundo das florestas do sudoeste da China. Esta planta tem caules ocos e tubulares que crescem por 2 a 5 anos antes de morrer, voltando a rebrotar de sua raiz. Suas folhas são simples, opostas e papiráceas com margens prateadas. Durante o final do verão aparecem flores brancas e hermafroditas cobertas por brácteas vermelhas vinho atraentes. 

Embora ela seja uma madressilva, seu aroma é brando, bem como o de sua baga de cor vermelha escura. Quando em floração estes botões atraem muitos beija-flores e abelhas além de outros pássaros na colheita de seus frutinhos no outono.

Dicas e cuidados sobre a Madressilva do Himalaia

Madressilva-do-himalaia Leycesteria formosa é uma planta de florescemento longo, perfeita para criar conjuntos, renques ou maciços no jardim. Esta espécie se dá bem em locais com meia sombra, e suas folhas discretamente coloridas apresentam um grande charme visual quando combinadas com outras espécies. Ademais, suas inflorescências pendentes também destacam as composições dos jardins, tendo ficado bastante famosa na Inglaterra Vitoriana e ainda sendo muito requisitada nos dias de hoje.

Madressilva-do-himalaia Leycesteria formosa, é uma planta que pode ser cultivada em sol pleno ou meia sombra em vários tipos de terreno, preferindo os mais férteis e úmidos irrigados periodicamente. Se necessita de regular podas para estimular seu crescimento e na sua resistência a pragas. 

Dicas e cuidados sobre a Madressilva do Himalaia

Em locais onde há geadas e neves tem a necessidade de cobertura morta para evitar as intempéries durante o inverno. Esta planta também é capaz de tolerar a salinidade marítima das zonas costeiras mas não expostas diretamente a fortes ventos. Reproduz-se por divisão da touceira, estaquia dos ramos semilenhos ou de sementes colhidas dos frutos maduros e plantadas imediatamente.

Atenção

Por sua fácil dispersão, esta planta é considerada invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem