A nutritiva e poderosa Macaúba (Acrocomia aculeata)

A-nutritiva-e-poderosa-Macaúba-Acrocomia-aculeata
 

Ficha Técnica

Nome científico: Acrocomia aculeata
Sinonímia: Acrocomia antiguana, Acrocomia antioquensis, Acrocomia belizensis, Acrocomia christopherensis, Acrocomia chunta, Acrocomia erioacantha, Acrocomia fusiformis, Acrocomia glaucophyllia, Acrocomia grenadana, Acrocomia hospes, Acrocomia ierensis, Acrocomia intumescens, Acrocomia karukerana, Acrocomia lasiospatha, Acrocomia media, Acrocomia mexicana, Acrocomia microcarpa, Acrocomia mokayayba, Acrocomia odorata, Acrocomia panamensis, Acrocomia pilosa, Acrocomia quisqueyana, Acrocomia sclerocarpa, Acrocomia spinosa, Acrocomia subinermis, Acrocomia totai, Acrocomia ulei, Acrocomia viegasii, Acrocomia vinifera, Acrocomia wallaceana, Coco fusiformis, Palma spinosa
Nomes populares: Coco-de-espinho, Macaíba, Macaiúva, Boicaiúva, Macaúva, Coco-de-catarro, Coco-baboso, Coco-macaúba, Macajuba, Macaibeira, Macajá, Mucajá, Mocajá, Bocaíuva, Chiclete-de-baiano, Chiclete-cuiabano, Macacauba, Mucaia, Mucaja, Mucajaba, Bacaiúva, Umbocaiúva, Imbocaiá, Mbocaiúva, Mbocaíba
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Macauba

A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira frutífera conhecida por seu valor ornamental e útil, caracterizada por seus longos espinhos ao longo do caule. Nativo das Américas, é encontrado em florestas tropicais e equatoriais. O caule espinhoso e solitário pode atingir até 15 metros de altura e ~30 cm de diâmetro, e é parcialmente coberto por bainhas foliares de folhas previamente caídas. 

Os espinhos escuros no caule são pontas afiadas dispostas horizontalmente atingindo até 7 cm de comprimento. As folhas verdes podem variar de 1,5 a 3 metros de comprimento, com folhagem pinada emplumada e longos folhetos lineares dispostos em vários ângulos, dando-lhes um apelo de grande volume.

Dicas e cuidados sobre a Macauba

Macaúba, também conhecida como Acrocomia aculeata, é uma palmeira originária da América do Sul. É caracterizada por panículas florescentes que crescem nos espaços entre as folhas durante a primavera e verão, sendo medem até 80 cm de comprimento e exalam um forte aroma. Suas pequenas flores amarelas consistem em flores femininas na base da inflorescência e masculinas na parte superior. 

Os frutos dessa palmeira são igualmente comestíveis e aparecem no outono, adquirindo formato globoso de cor verde-amarelada, alcançando até 6 cm de diâmetro. Esses frutos contêm entre uma a quatro sementes oleaginosas grandes à base das quais podem ser obtidos finos óleos transparentes. Aves como araras, papagaios, tucanos, tuins e periquitos são atraídos pela Macaúba devido à sua polinização principalmente feita por abelhas e besouros bem como pelo seu palmito considerado ser uma iguaria.

Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira ornamental com uma bela coroa que lembra penas, dando-lhe um toque gracioso quando a brisa passa por suas folhas. É ideal para uso em espaços contemplativos distantes de vias e áreas com muito tráfego de pedestres, principalmente crianças. Os espinhos afiados conferem-lhe uma beleza exótica e um potencial de perigo. 

Não deve ser transplantado sem os devidos cuidados para não destruir a camada de espinhos pontiagudos do tronco, deixando marcas indeléveis em seu lugar. Pode ser usado isolado, em grupos ou linhas e é ótimo para jardins, parques e jardins corporativos, dando um toque tropical ao ambiente. Além disso, é atraente para pássaros tropicais que trazem mais interesse para o jardim e ajudam na dispersão de sementes.

Dicas e cuidados sobre a Macauba

A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira polivalente, com uma infinidade de usos. Seu óleo extraído do fruto pode ser utilizado na gastronomia no lugar do azeite de oliva, bem como na indústria de cosméticos ou para composição de biodiesel. O palmito comestível pode ser transformado em farinha nutritiva, e sua madeira densa é frequentemente utilizada na construção civil ou rural. Suas folhas são comumente usadas como forragem animal e suas fibras resistentes são frequentemente usadas para fazer redes e cordas de pesca.

Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira tropical que é conhecida pelas suas características de longa duração. Esta espécie exige um solo fértil e drenável, além de gostar de sol pleno. A irrigação regular é principalmente necessária durante a fase inicial, mantendo o solo úmido sem encharcar. Se regar após estabelecer no jardim, recomenda-se usar regas complementares para manter estáveis durante os períodos de seca. 

Fertilize a cada 6 meses com matéria orgânica e adubos próprios para palmeiras. Macaúba prefere umidade e calor tropical, não tolerando temperaturas inferiores a -7ºC. Devido à instabilidade dos seus espinhos, apenas remover cuidadosamente as folhas velhas é recomendado para a sua manutenção. Propaga-se por sementes colocadas em ambiente arenoso rico em matéria orgânica; contudo, sua germinação leva vários anos devido à baixa taxa de germinação e busca da frutificiação geralmente começa entre 3 a 5 anos após germinaram.

Atenção

Essa espécie apresenta espinhos, tenha cuidado ao manuseá-la e mantenha longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem