Plantar e Cuidados com a Planta Leiteiro-Vermelho (Euphorbia cotinifolia)

Plantar-e-Cuidados-com-a-Planta-Leiteiro-Vermelho-Euphorbia-cotinifolia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Euphorbia cotinifolia
Nomes populares: Açacuí, Aiapana, Barrabás, Caracasana, Figueirinha-roxa, Maleiteira
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Leiteiro vermelho

Leiteiro-vermelho (Euphorbia cotinifolia) é uma árvore ou arbusto destacado por sua copa globosa, folhagem vermelha e crescimento ramificado. Seu nome se deve à seiva lactescente que corre pelo tronco quando a planta for injuriada. No início da primavera ela floresce com pequenas flores branco-creme, mas é sua folhagem que mais chama atenção, tornando-se decídua após períodos de grande estiagem ou geadas.

Dicas e cuidados sobre a Leiteiro vermelho

Elaiteiro-vermelho (Euphorbia cotinifolia) é uma árvore de beleza vistosa, mais adequada para áreas isoladas ou espaços limitados - como calçadas - atingindo no máximo 5 metros de altura. Pode ser tratada também como arbusto produzido a partir de boas podas regulares para obter um porte menor e mais compacto. Apesar da tolerância à meia sombra, as folhas vermelhas vibrantes tornam-se esverdeadas e perdem seu tom escuro quando cultivadas nestas condições.

Dicas e cuidados sobre a Leiteiro vermelho

A planta Leiteiro-vermelho precisa de sol pleno e solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Também deve ser regada regularmente, especialmente em seu primeiro ano de crescimento. Apesar de ser uma planta tropical, o Leiteiro-vermelho tolera tanto o frio como a seca, embora sofra perdas de folhas e danos nos ramos jovens e finos quando expostos a tais elementos. Esta planta pode ser propagada por sementes ou estacas semi-lenhosas.

Atenção

O leiteiro-vermelho é considerado planta tóxica, assim como muitas outras plantas do gênero Euphorbia. O contato da pele com sua seiva leitosa pode provocar alergias, irritações e queimaduras. Da mesma forma, a planta é bastante perigosa quando ingerida, provocando salivação, vômitos, náuseas e irritações gastrointestinais. Por este motivo, deve se evitar seu plantio em áreas freqüentadas por crianças e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem