Leiteira-africana Euphorbia umbellata: uma planta atraente para o seu jardim

Leiteira-africana-Euphorbia-umbellata-uma-planta-atraente-para-o-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Euphorbia umbellata
Sinonímia: Synadenium grantii, Euphorbia grantii, Euphorbia pseudograntii, Synadenium umbellatum, Euphorbia pereskiifolia
Nomes populares: leiteira-africana, planta-da-vida, cancerola, cancerosa, mariamole, leite-de-arbusto-africano, avelós-de-folha, gota-milagrosa
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Leiteira africana

Leiteira-africana, também conhecida como Euphorbia umbellata ou janaúba, é uma espécie perene e arbustiva nativa da África Ocidental. Ela é usada para formar cercas vivas e pode alcançar até a altura de 10 metros. Quando ferida ou machucada, ela exala um líquido branco semelhante ao leite - daí seu nome. Tem caule cilíndrico e bastões que ganham uma tonalidade mais cinza à medida que envelhecem. 

Suas folhas espatuladas e elípticas são levemente serrilhadas, carnudas e estão dispostas em espiral. São verdes brilhantes e podem mostrar pequeninas manchas arroxeadas ou, dependendo da variedade, cobrir a folha inteiramente. Já as suas flores são minúsculas e de coloração marrom escuro, sendo pouco atrativas do ponto de vista ornamental.

Dicas e cuidados sobre a Leiteira africana

A Leiteira-africana é um arbusto lactescente com magnífica folhagem que está repleto de valor medicinal; os usos incluem anti-inflamatórios e analgésicos, mas use somente sob orientação do seu médico pois contém substâncias tóxicas que são prejudiciais quando consomidas sem dosagem adequada. 

Esta espécie possui facilidade de adaptação, e suas folhas verdes ou coloridas podem ser cultivadas em vasos ou mesmo no jardim, formando uma cerca viva diferente. O crescimento lento exige pouca manutenção, mas caso deseje adubar periodicamente e as vezes podar os ramos secos faz parte do cuidado básico. Indicado para jardins tropicais ou subtropicais, a Leiteira-africana promete um resultado surpreendente.

A leiteira-africana é uma planta resistente à estiagem, que prospera em solos arenosos e ricos em matéria orgânica. Pode ser cultivada ao ar livre, desde que receba proteção contra geadas, ou dentro dos ambientes com boa incidência solar. No entanto, é preciso confirmar que os vasos têm boa drenagem antes de se proceder ao cultivo. 

Dicas e cuidados sobre a Leiteira africana

Durante o inverno, reduza as regas e adubações enquanto ela passa por um período de estresse. Estacas e semeadura são recomendadas durante a primavera para replantio e adubação. Se for necessário fazer algum corte na planta, proteja-se do látex para prevenir intoxicações ou alergias. As mudas deverão cicatrizar no interior corretamente à sombra por 24 horas antes de serem replantadas.

Planta medicinal

Indicações: câncer, gangrena, diabetes, lúpus, vitiligo e HIV, verrugas
Propriedades medicinais: anti-tumoral, regenerativa, antibacteriana, antioxidante, antiproliferativa, analgésica, antiinflamatória
Partes utilizadas: Látex das folhas

Atenção

Atenção ao manusear a planta. Seu látex é irritante da pele, olhos e mucosas. A ingestão pode provocar intoxicação, mantenha fora do alcance de crianças pequenas ou animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem