Planta do Jardim - Jacobínia amarela Justícia aurea

Planta-do-Jardim-Jacobínia-amarela-Justícia-aurea
 

Ficha Técnica

Nome científico: Justicia aurea
Sinonímia: Adhatoda umbrosa, Cyrtanthera aurea, Cyrtanthera catalpifolia, Cyrtanthera densiflora, Cyrtanthera umbrosa, Ecbolium umbrosum, Jacobinia aurea, Jacobinia catalpaefolia, Jacobinia umbrosa, Justicia macdonaldii, Justicia umbrosa, Justicia vellasquezii
Nomes populares: Jacobina-amarela, Pluma-dourada, Camarão-ouro, Justícia-amarela
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Jacobínia amarela

A jardim Jacobínia-amarela é uma planta lenhosa e florífera, que se originou em regiões costeiras da América Central e México. Na sua área de origem, pode atingir 6 metros de altura, no entanto quando cultivada normalmente a sua altura não excede os 2,5 metros. Os seus ramos são cobertos por pêlos durante a sua juventude e é raramente ramificado. As folhas são simples, opostas, ovadas ou elipsoides com pontas afiadas. Elas destacam-se pelo brilho dado pelas nervuras bem marcadas e volta crenulada devido à coroa amarela que está presente nos tubos florais. A jacobínia-amarela floresce durante todo o ano com maior intensidade no período da primavera e verão atraindo assim abelhas e beija-flores devido à cor amarelado de suas inflorescências!

Dicas e cuidados sobre a Jacobínia amarela

O paisagismo com a planta jacobínea-amarela se destaca por suas grandes e atraentes flores que se formam durante todo o ano. Devido às suas folhas largas e textura solta, ela é versátil o bastante para adicionar um tom tropical em qualquer parte do jardim, desde a parte mais sombreada até os muros de escada ou em áreas isoladas e entradas de casa. Ela também pode ser usada para trepar ao longo das colunas e paredes com tutoragem apropriada . Além disso, esta planta também tem pleno potencial para funcionar bem dentro de ambientes internos que recebem luz direta, como embaixo de clarabóias ou junto à janelas; portanto, utilize vasos amplos para desenvolver o sistema radicular corretamente.

Flores devem ser cultivadas em áreas semi-sombreadas, com solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Ela não suporta muito estiagem ou temperaturas muito baixas, principalmente em regiões onde ocorrem geadas. No entanto, quando cultivada nas regiões litorâneas ela costuma crescer melhor sob sol pleno. Flores apreciam climas tropicais com calor e umidade na maior parte do tempo, mas não podem ficar encharcadas por muito tempo. É recomendável adubar a planta a jacobínea-amarela no final do inverno para estimular sua ramificação e renovação da folhagem. Durante este período também é importante remover flores velhas para estimular o surgimento de novos botões. Esta espécie de flor é multiplicada através de estacas que são postadas na terra logo após a floração.

Fonte das imagens usadas:

Green natura

Flores e Folhagens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem