O que é a planta Mamona (Ricinus communis)?

O-que-é-a-planta-Mamona-Ricinus-communis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ricinus communis
Sinonímia: Ricinus digitatus, Ricinus hybridus, Ricinus leucocarpus
Nomes populares: Carrapateiro, Carrapato, Castor, Palma-de-cristo, Rícino, Mamoneira, Tortago
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Mamona

Mamona (Ricinus communis) é um arbusto ou pequena árvore semi-lenhosa, tropical, perene, conhecida por suas qualidades nas indústrias química e de biodiesel, mas também com folhagens, flores e frutos ornamentais. Seu caule único é ereto e lenhoso na base, ramificando-se antes do final do primeiro ano de crescimento. Suas folhas são brilhantes, alternadas, palmadas, profundamente lobuladas, com margens serrilhadas e sustentadas por pecíolos longos e fortes. Na forma típica da espécie apresentam coloração avermelhada que gradativamente se transforma em verde claro ou verde escuro. 

As flores aparecem em inflorescências terminais em panículas. As flores femininas são geralmente verdes ou avermelhadas sem pétalas. As flores masculinas são verde-amareladas com estames de cor creme. Os frutos que se formam são cápsulas globosas com três sementes cada uma cobertas por espinhos que podem ser verdes ou avermelhados dependendo da cultivar. Quando secas, as cápsulas se dividem em três partes expondo e liberando as sementes.

Dicas e cuidados sobre a Mamona

Mamona Ricinus communis é um gênero de plantas com flores que são cultivadas para usos ornamentais e industriais. A variedade mais cultivada é para a produção de mamona, mas existem variedades únicas disponíveis para jardinagem ornamental, como 'Carmencita', com folhas vermelhas e bronzeadas e flores vermelhas; 'Sanguineus' com ramos e folhas vermelhas; 'Impala' de porte reduzido e folhas pequenas que se tornam arroxeadas com o tempo; 'New Zealand Purple', com folhas e ramos roxos profundos; 'Gibsonii Mirabilis', de tamanho anão, com folhas e ramos vermelho-escuros; e 'Zanzibarensi', que é alta, possuindo folhas verdes com nervuras brancas.

A mamona (Ricinus communis) é uma excelente planta para conseguir um jardim de aspecto tropical de forma rápida e eficiente. Pequenos grupos ou aglomerados com outras plantas podem criar um efeito poderoso. Também é uma ótima opção para projetos que exigem um design paisagístico rápido, temporário e marcante. É ideal para feiras e áreas de exposição. Em climas quentes e úmidos pode ser utilizada em canteiros longos e como pano de fundo para paisagismo. Em zonas temperadas, a mamona é uma excelente forma de criar um efeito tropical à volta da piscina ou terraço durante os meses mais quentes.

A mamona (Ricinus communis) é uma planta cujas sementes são utilizadas para a produção de biodiesel, pois seu óleo é altamente viscoso e facilmente solúvel em álcool. Seu óleo tem diversas aplicações valiosas na indústria química, devido ao seu baixo preço e abundância. Infelizmente, a semente também é altamente tóxica devido à presença de ricina - mesmo pequenas doses podem causar a morte.

Dicas e cuidados sobre a Mamona

A mamona (Ricinus communis) é uma espécie de fácil cultivo que pode atingir o tamanho de uma árvore em apenas quatro meses. Prefere o calor e a umidade tropicais, mas é resistente a geadas leves. Quando cultivada em climas temperados, pode ser tratada como uma planta anual. A propagação ocorre através do plantio de sementes pré-embebidas durante a primavera. A Mamona deve ser plantada a pleno sol com irrigação regular no primeiro ano, favorecendo qualquer tipo de solo enriquecido com matéria orgânica.

Planta medicinal

Indicações: Alergias, Infecções, Dor, Inflamações, Constipação, Verminoses, Pele ressecada
Propriedades medicinais: Laxante, Antimicrobiano, Analgésico, Anti-histamínico, Antihelmíntico, Catártico, Emoliente e Antiinflamatório
Partes utilizadas: Extratos purificados de diversas partes da planta. Cuidado: Tóxica, utilize sempre com critério médico.

Atenção

Todas as partes desta planta são tóxicas, em especial as sementes. Além de simples diarréias, poucas já podem provocar a morte. É preciso ter cuidado com animais domésticos, principalmente ao utilizar tortas de mamona misturadas com farinha de ossos, que às tornam atrativas. É também uma espécie invasiva, que pode escapar ao cultivo em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem