A Bela e Colorida Manacá-da-Serra (Tibouchina Mutabilis)

A-Bela-e-Colorida-Manacá-da-Serra-Tibouchina-Mutabilis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tibouchina mutabilis
Nomes populares: Cuipeúna, Jacatirão, Manacá-da-serra-anão
Família: Melastomataceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Manaca da serra

Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é a árvore nativa da Mata Atlântica que se tornou rapidamente popular no mundo do paisagismo devido ao magnífico florescimento. Esta árvore poderia atingir de 6 a 12 m de altura, tendo cerca de 25 cm de diâmetro. 

As folhas lanceoladas são de cor verde escuro e com nervuras longitudinais paralelas, e as grandes flores solitárias são brancas no início, gradativamente viram rosa e, finalmente violáceas - proporcionando assim florações em três cores na mesma planta! A floração ocorre no verão, enquanto que a frutificação acontece no outono.

Dicas e cuidados sobre o Manaca da serra

Manacá-da-serra Tibouchina mutabilis tornou-se uma escolha popular para paisagismo urbano devido às suas raízes não invasivas que permitem que ela seja plantada em muitos espaços. De pequenas calçadas a grandes parques, essa árvore cresce rapidamente e pode atingir de 2 a 3 metros de altura. Sua época de floração é durante o inverno, por isso é um belo contraste quando aquelas flores brancas surgem entre todos os verdes do parque ou até mesmo em um pátio plantado com essa variedade. 

Além de crescer como uma árvore isolada, também pode ser colocada em grupos e formações de linha. Embora seu ritmo de crescimento seja rápido, também existe uma variedade anã de Manacá-da-serra, conhecida como 'Nana', que começa a florescer mesmo quando não está totalmente crescida. É adequado para qualquer projeto paisagístico, além de ser cultivado em vasos dentro de casa.

Dicas e cuidados sobre o Manaca da serra

Manacá-da-serra Tibouchina mutabilis é ideal para exposição ao sol pleno, necessitando de solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Eles precisam de rega periódica por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. A planta é mais adequada para um clima tropical úmido, mas também pode tolerar regiões subtropicais com climas amenos. 

Reproduz-se por sementes, estacas e enxertia. A variedade ‘Nana’ desta espécie só pode ser reproduzida por meio de estacas ou enxertia, pois precisa manter seu tamanho pequeno – descendentes de sementes podem crescer em uma árvore maior em oposição ao tamanho de arbusto desejado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem