Mamão Carica Papaya ou Papaya - curiosidades

Mamão-Carica-Papaya-ou-Papaya-curiosidades
 

Ficha Técnica

Nome científico: Carica papaya
Nomes populares: Ababaia, Mamão-do-amazonas, Mamão-papaia, Mamãozinho, Mamoeiro, Papaeira, Papaia, Pinoguaçu
Família: Caricaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Mamão Papaya

Mamão Carica (papaya) é uma fruta tropical produzida por um grande arbusto que cresce a partir do mamoeiro. O caule do mamoeiro é semi-herbáceo, oco, cilíndrico e simples. As folhas são grandes e digitilobadas, com nervuras amarelas, sustentadas por pecíolos longos. As flores masculinas, femininas ou hermafroditas aparecem em plantas dióicas ou monóicas. As frutas maduras do mamão carica papaya são doces e suculentas.

Mamão Carica papaya, também conhecida como México-treefruit ou mamão, é uma fruta tropical encontrada principalmente nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Suas flores são cerosas e perfumadas, podendo ser brancas ou amarelas e aparecem entre nove a dez meses após o plantio. Dependendo da variedade, o fruto pode ter diferentes formas: as fêmeas geram frutos arredondados, enquanto as hermafroditas produzem os preferidos comercialmente, alongados e com mais polpa.

O Mamão Carica, também conhecido como papaya, é uma fruta carnuda, grande e redonda com polpa suculenta e comporta variedades em tons de amarelo e vermelho. Tende a ter casca fina, lisa e murcha quando é colhido, que gradualmente torna-se alaranjada ou amarela conforme amadurece. A parte interna da fruta contém numerosas sementes pretas contendo um sabor picante de substância mucilaginosa comporrtada.

Dicas e cuidados sobre o Mamão Papaya

A Mamão Carica papaya, também conhecida como mamoeiro, é uma árvore tropicial de crescimento rápido que chega a 8 metros de altura. É possível cultivar a fruta em diferentes regiões tropicais ao redor do mundo e o seu cultivo produz entre 20 a 50 kg por ano. Contudo, para manter a produtividade desta fruta, é necessário renovar os pomares de mamão para cada 3 anos.

Mamão Carica papaya é uma fruta saborosa e nutritiva. É comumente consumido in natura, mas também pode ser usado em receitas como shakes, doces, pudins e ensopados. Os mamões verdes, quando cortados em tiras finas, dão origem a um saboroso doce em calda. Esta fruta também é sensível e deve ser tratada cuidadosamente para que possa ser transportada, armazenada e vendida para o consumo.

A Mamão Carica Papaya é uma fruta deliciosa e nutritiva, cujo sabor agradável pode ser facilmente encontrado ao se comê-la in natura. Além disso, pode ser utilizada para criar deliciosos shakes, doces, pudins e ensopados. Os mamões verdes quando cortados em finas tiras produzem uma saborosa doce em calda. No entanto, esta fruta precisa de atenção extras durante o preparo, transporte e armazenamento para que possa chegar às prateleiras dos mercados prontos para o consumo.

Dicas e cuidados sobre o Mamão Papaya

O Mamão Carica papaya é uma fruta que precisa ser cultivada em local ensolarado, com solo fértil e bem drenado. Devido à sua sensibilidade ao frio, não desenvolve-se adequadamente em regiões frias e é suscetível às pragas e doenças. Por isso, é importante prevenir problemas por meio de preparos radiculares para o plantio e controle inicial de pragas. As mudas podem ser multiplicadas a partir da semente.

Planta medicinal

Indicações: afecções renais, afecções respiratórias, obesidade, flatulência, prisão-de-ventre, verminoses, azia, verrugas, pólipos
Propriedades medicinais: antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, laxativa
Partes utilizadas: folhas, raízes, flores, seiva, frutos

Atenção

Algumas substâncias contidas no mamão podem suprimir os efeitos do hormônio progesterona na mulher, ocasionando abortos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem