O Sitio Botânico: Kiri-japonês Paulownia tomentosa

O-Sitio-Botânico-Kiri-japanês-Paulownia-tomentosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Paulownia tomentosa
Sinonímia: Paulownia imperialis
Nomes populares: Kiri, Paulonia-imperial
Família: Paulowniaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Kiri japones

O kiri-japonês é uma árvore caducifólia, pioneira, de sombra abundante e floração ornamental. É nativo da China, Coréia e Japão, mas agora se espalhou pelo mundo por seus belos atributos cênicos. Seu nome científico homenageia a princesa Ana Pavlovna, filha do czar Paulo I da Rússia. Esta espécie atinge entre 10 e 25 metros de altura. 

As raízes são superficiais mas fortes e também podem produzir rebentos a partir de si. Suas folhas são grandes, verde-claras, alternadas, de caule longo e formato cordado-ovalado. A época de floração é na primavera, quando as folhas ainda não voltaram a brotar, carregando consigo grandes panículas terminais cheias de flores. São flores tubulares roxas, hermafroditas, quase pendentes, perfumadas, semelhantes à dedaleira (Digitalis purpurea). A fruta que se segue é uma cápsula oval de couro marrom persistente contendo numerosas pequenas sementes aladas.

Dicas e cuidados sobre a Kiri japones

O crescimento rápido, a estatura elegante e a abundância de floração fazem do Kiri Japonês uma espécie interessante no paisagismo, principalmente quando o tempo de formação de um jardim é um fator importante. Sua folhagem proporciona boa sombra no verão e depois que suas folhas caem no inverno, seus galhos permitem a passagem da luz do sol. Isolada como destaque - exibindo a variação das estações - ou em pequenos bosques, conjuntos ou cercas vivas formando becos encantadores, deve-se notar que sua madeira leve, mas frágil, está sujeita a quebrar e cair com ventos fortes. 

Além disso, é conhecida por ter raízes agressivas que podem ultrapassar os canteiros vizinhos e causar problemas na construção. Por isso, não é recomendado plantá-la em calçadas ou pequenos jardins. Curiosidade: a tradição chinesa é plantar uma árvore Kiri quando chega um bebê recém-nascido!

Dicas e cuidados sobre a Kiri japones

Kíri-japonês é uma árvore ornamentais que exige sol pleno e solo profundo. Idealmente, o solo deve ser enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano após o plantio. Em seguida, as regas podem ser deixadas por conta das chuvas e a kíri-japonês também pode suportar seca e frio invernal bem como poluição ambiental. 

É também resistente a incêndios, sendo capaz de rebrotar através das raízes. Refloresce frequentemente após a poda anual realizada após o florescimento da árvore. A reprodução desta espécie acontece por estaquia, alporquia e sementes, sendo necessário coletar os frutos já secos quando começam a abrir naturalmente para isso.

Atenção

Esta espécie se dispersa e multiplica facilmente por sementes e pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem