Jardinagem: Como cultivar a planta Kentia Howea forsteriana

Jardinagem-Como-cultivar-a-planta-Kentia-Howea-forsteriana
 

Ficha Técnica

Nome científico: Howea forsteriana
Sinonímia: Denea forsteriana, Kentia forsteriana, Grisebachia forsteriana
Nomes populares: Palmeira-kentia, Palmeira-quência, Palma-do-paraíso
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a palmeira Kentia

A Kentia Howea forsteriana é uma elegante palmeira nativa da ilha de Lord Howe, na Austrália. Tornou-se cosmopolita, valorizada em projetos de paisagismo e decoração por ser, além de bonita, extremamente tolerante a vários climas e perfeitamente adaptada a ambientes internos com pouca luz. A haste (stipe) é única com uma base ligeiramente espessa que varia de cor dependendo da quantidade de luz que recebe; os caules serão verdes se cultivados na sombra, mas cinza quando expostos à luz solar. Pode atingir até 15 cm de diâmetro e apresenta anéis característicos de folhas caídas. 

Além disso, as plantas que crescem na sombra têm anéis mais espalhados do que aquelas cultivadas sob o sol. Suas pinas podem ser longas, lineares e caídas, enquanto suas flores florescem anualmente durante a primavera e o verão. Suas inflorescências se ramificam em espigas de flores masculinas e femininas de cor creme branco. Os frutos que se formam são ovais, começando verdes antes de se tornarem vermelhos escuros, o que pode levar de três a quatro anos para atingir a maturidade.

O Kentia Palm é uma escolha popular para escritórios, saguões, áreas comerciais, salas de estar e outros ambientes que precisam de uma atmosfera tropical. Mesmo em climas temperados, pode ser cultivada com sucesso. 

Dicas e cuidados sobre a palmeira Kentia

Sua manutenção é muito baixa e tolera aquecimento, ar condicionado, pouca luz e, mesmo que seja negligenciada, ainda é capaz de crescer esplendidamente por muito tempo. Seu crescimento é bastante lento, o que a torna uma planta de interior ideal, evitando o replantio periódico. Por outro lado, como leva muitos anos para crescer um metro de altura, seu preço é bastante alto.

A Kentia é uma popular palmeira perene que pode ser facilmente reconhecida por suas folhas longas e elegantes. É comumente utilizada em paisagismo isolada ou em grupos, pois prefere áreas semi-sombreadas. Esta planta adiciona um toque de elegância tropical onde quer que você a coloque e é frequentemente usada para criar pontos focais ao redor de piscinas, perto de lagoas ou como uma borda ao longo de caminhos e calçadas.

A palmeira Kentia é uma planta perene que deve ser cultivada a meia-sombra ou pleno sol, em qualquer tipo de solo, de preferência fértil e bem drenado. As plantas jovens não devem ser deixadas ao sol pelo menos nos primeiros cinco anos de vida. A Kentia é altamente adaptável a vários climas, sendo uma das poucas palmeiras capazes de resistir ao frio intenso de até -5°C por algumas horas. 

Dicas e cuidados sobre a palmeira Kentia

No entanto, geadas severas ou neve podem danificar suas folhas permanentemente e podem até matá-la. Uma vez totalmente estabelecido, pode suportar curtos períodos de seca, mas prefere rega frequente para um crescimento ideal. Os vasos de plantas também devem ser regados regularmente sem ficarem encharcados, pois isso os torna propensos a infecções fúngicas e apodrecimento. 

Resiste às condições salinas nas regiões costeiras, mas ventos fortes podem danificar suas folhas. Fertilize com fertilizante de palma especialmente formulado que tem propriedades de liberação lenta. Propaga-se facilmente através de sementes que devem ser colhidas de frutos completamente maduros e plantadas imediatamente; a germinação é muito errática e pode levar de dois meses a três anos. O tratamento com água quente ajuda a melhorar a taxa de sucesso da germinação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem