Descubra os segredos da fruta kiwi Actinidia deliciosa

Descubra-os-segredos-da-fruta-kiwi-Actinidia-deliciosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Actinidia deliciosa
Nomes populares: iwizeiro, Quiuí, Quivi
Família: Actinidiaceae
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a fruta Kiwi

O kiwi, também conhecido como Actinidia deliciosa ou fruta do Diabo, é um fruto nativo da China que agora está disponível em vários países. O nome vem de seu habitat original na Nova Zelândia - um país conhecido pela ave como símbolo nacional. A árvore onde crescem os kiwis é trepadeira lenhosa e sarmentosa, normalmente com um único galho irregular produzido por podas. Seu folhas são grandes, ovais ou corações, verdes e glabras na superfície superior quando maduras.

O Kiwi é um fruto comestível de casca fina e penugem semelhante a pêlos, de forma tipicamente oval e de cor verde ou amarela brilhante, de sabor mais doce ou mais ácido consoante a variedade. Nativo da China continental, o Kiwi é uma espécie diociosa, o que significa que possui plantas masculinas e femininas. 

As flores são branco-creme e perfumadas, e são axilares, o que significa que crescem nas axilas das folhas. As abelhas são essenciais para a polinização cruzada para formar frutos de flores masculinas e femininas, com algumas das variedades comerciais mais comuns, incluindo Bruno, Monty, Abbott, Hayward (para plantas femininas), Matua, Tomuri e MPV (para plantas masculinas). As sementes são pretas, pequenas e comestíveis com formas achatadas e ovóides.

Kiwi é uma espécie de trepadeira que produz uma fruta saborosa e nutritiva. Para uma floração e frutificação bem-sucedidas, o kiwi requer temperaturas frias, pelo menos 500 horas abaixo de 7,2°C. 

Dicas e cuidados sobre a fruta Kiwi

Em contextos comerciais o kiwi pode ser cultivado em montículos ou treliças em forma de T, enquanto para consumo doméstico também pode ser conduzido sobre árvores, arcos ou treliças como planta ornamental lenhosa, atingindo aproximadamente 10 metros de comprimento e 15 metros de altura. É importante manter as plantas masculinas juntas com as femininas para que ocorra a frutificação. Em plantações comerciais, a proporção ideal deve ser de 1 macho para cada 5-8 fêmeas, distribuída uniformemente. O espaçamento médio utilizado é de 5 a 6 metros entre linhas e plantas em cada linha.

O kiwi é uma árvore de sombra frutífera nativa da Nova Zelândia, e é uma raça cada vez mais popular entre os jardineiros de todo o mundo. O kiwi gosta de temperaturas moderadas, sol pleno ou parcial, solo fértil ligeiramente ácido, bem drenado, profundo e enriquecido com matéria orgânica e regas regulares. Não tolera seca ou água parada. Fertilizantes com alto teor de nitrogênio estimularão a produção, mas devem ser evitados durante o período de frutificação, pois reduzem a vida útil dos frutos. A poda adequada na formação, verão e inverno também é um elemento necessário para que os kiwis prosperem.

Dicas e cuidados sobre a fruta Kiwi

O kiwi é nativo da China e se espalhou pelo mundo. Pertence ao gênero Actinidia, com mais de 30 espécies. Esta árvore de fruto pode atingir os 3 metros de altura e necessita de podas duas vezes por ano para a formar bem no seu suporte: uma vez durante o verão, retirando as pontas dos ramos, e uma vez durante o inverno encurtando os ramos do ano anterior que irão florescer na próxima temporada. Multiplica-se por sementes, corte, alporquia e enxertia. Os kiwis podem ser colhidos a partir do quarto ano após o plantio das mudas entre abril e maio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem