Morango Fragaria vesca: características, cultivo e cuidados

Morango-Fragaria-vesca-características-cultivo-e-cuidados
 

Ficha Técnica

Nome científico: Fragaria vesca
Nomes populares: Fragária, Frutilha, Morango-silvestre, Morangueiro, Morangueiro-bravo
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Morango

Morango, também conhecido como Fragaria vesca, é uma planta perene rasteira cortada – e espécime diplóide da família Rosaceae. Criados através de intensos processos de melhoramento genético e cruzamento entre várias espécies do gênero Fragaria oriunda das Américas e Europa, o morango moderno possui um tamanho maior, coloração mais avermelhada, e consequentemente um sabor distinto em comparação as suas espécies originais. 

As espécies que tornaram-se os morangos comerciais mais importantes são F. vesca (diplóide), F. moschata (hexaplóide), F. viridis (diplóide), F. virginiana (octoplóide) e F. chiloensis (octoplóides), híbridas F. ananassa (octoplóide), assim como as remontantes que são a junção de F. ananassa x F. vesca .

Dicas e cuidados sobre o Morango

Morango, cientificamente conhecido como Fragaria vesca, é uma planta que se destaca por sua folhagem composta por três folíolos verdes e pilosos, além de margens denteadas. Suas flores simples, hermafroditas e brancas podem também ser rosadas. Após a polinização - comumente realizada por abelhas - elas darão lugar a receptáculos florais desenvolvidos que apresentam pequenos pontos verdes ou pretos na superfície, sendo esses os frutos verdadeiros do morangueiro.

Morango (Fragaria vesca) é um dos frutos mais deliciosos e versáteis para se trabalhar com culinária. Seu aroma suave e sua polpa macia, levemente ácida, vermelha e ao mesmo tempo suculenta, fazem do morango o favorito de todos os cozinheiros. 

Ele pode ser usado em saladas de frutas, bolos decorados, compotas, geléias e até sorvetes! O morangueiro também oferece uma linda adição à paisagem quando colocado holofotes nos canteiros de flores da primavera ou quatro vasinhos infantis - as crianças finalmente podem desfrutar do morango diretamente do jardim!

Dicas e cuidados sobre o Morango

O Morango (Fragaria vesca) é uma frutífera perene que precisa ser cultivada a pleno sol ou em estufas, em solo fértil, leve e bem drenado. Deve ser devidamente preparado com matéria orgânica, calagem, adubação e irrigação regular. 

O morangueiro gosta de climas amenos, sucedendo por períodos mais longos durante o outono e inverno; no entanto, já existem variedades adaptadas a climas tropicais que dão excelentes rendimentos. Comercialmente se multiplica por divisão de estolões enraizados. A propagação por sementes também é comum em hortas caseiras.

Planta medicinal

Indicações: afecções renais e respiratórias, ferimentos, ulcerações, escorbuto, inflamações na boca e garganta, reumatismo, úlceras
Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antiinflamatória, antiescorbútica, calmante, cicatrizante, diurética
Partes utilizadas: toda planta

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem