Mirindiba-rosa Lafoensia Glyptocarpa: uma visão geral

Mirindiba-rosa-Lafoensia-Glyptocarpa-uma-visão-geral
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lafoensia glyptocarpa
Nomes populares: Dedaleiro, Louro-de-são-paulo, Mirindiba, Mirindiba-bagre, Mirinduva
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Mirindiba Rosa

A Mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa) é uma árvore da família das Lythraceae que possui um crescimento moderado a rápido, alcançando de 8 a 15 metros de altura. Sua casca é sulcada, de cor pardacenta a acinzentada, e sua madeira é pesada e densa. As folhas são simples, ovaladas, brilhantes e com bordos ondulados. 

Além disso, destaca-se por apresentar uma curiosa glândula no ápice que produz uma substância adocidada atrativa para formigas. Esta espécie é muito usada para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas pelo seu caráter ornamental e resistência às condições adversas.

Dicas e cuidados sobre a Mirindiba Rosa

A flor Mirindiba-rosa Lafoensia glyptocarpa floresce no inverno e apresenta numerosos botões vermelhos dispostos em racemos simples no final da terminalidade. As flores brancas com longos estames florescem no final da tarde e produzem muito néctar, que pode até pingar e durar apenas uma noite. Os polinizadores são principalmente morcegos. Os frutos se desenvolvem na primavera e são cápsulas globosas, secas, sulcadas que se deiscem, contendo sementes aladas.

A Mirindiba-rosa, também conhecida como Lafoensia glyptocarpa, é uma árvore de copa arredondada com folhagem e floração decorativas. Ela se destaca nos paisagismos de estradas sem fios elétricos, parques e grandes jardins residenciais. 

Além disso, é também excelente para a recuperação de áreas degradadas devido à sua capacidade em trazer e alimentar a vida silvestre para a polinização e dispersão das outras espécies vegetais que são cruciais para o equilíbrio ambiental.

Dicas e cuidados sobre a Mirindiba Rosa

Mirindiba-rosa Lafoensia glyptocarpa é melhor cultivada a pleno sol, em solo fértil, profundo e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de crescer melhor nas condições acima, Mirindiba-rosa é resistente e capaz de crescer em solos mal drenados também. Multiplica-se através do plantio de sementes em pequenos sacos ou recipientes. 

Os espécimes jovens se beneficiam de um pouco de sombra durante as partes mais quentes do dia, com proteção de panos de sombra ou sob as copas das árvores. Eles podem ser transplantados para sua posição final cerca de seis a sete meses após o plantio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem