Como Cuidar de Mini-Costela-de-Adão Rhaphidophora Tetrasperma

 

Ficha Técnica

Nome científico: Rhaphidophora tetrasperma
Nomes populares: Mini-monstera”, Filodendro “Ginny”, Filodendro “Piccolo”, Costela-de-adão-miniatura
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Mini Costela de Adão

Mini-costela-de-adão (Rhaphidophora tetrasperma) é uma rizomatosa trepadeira de textura herbácea, nativa do sul da Tailândia e da Malásia. Ela é usada frequentemente na decoração de interiores, ganhando destaque por sua padronagem semelhante à Costela-de-adão (Monstera deliciosa). Seu folhelho pode ser verde escuro ou brilhante com recortes ou buracos característicos e suas folhas jovens muitas vezes são semelhantes a um filodendro comum. 

Possui caules volúveis e pequenamente ramificados que tendem a se comportar como um filodendro, trepando sobre suportes ou crescendo pendularmente. Vez enquanto ela pode emitir raízes adventícias nos nós dos caules para que possam se agarrar a superfícies firmes. Floresce entre primavera e verão.

Dicas e cuidados sobre a Mini Costela de Adão

Mini-costela-de-adão, também conhecida como Araceae, é uma espécie de planta urbana que está ganhando muita popularidade entre decoradores e arquitetos atualmente devido ao seu toque "Urban Jungle" bem tropical e despojado para qualquer decoração. 

Embora seja considerada fácil de cuidar em relação a Costela-de-Adão, ela ainda é difícil de encontrar nas floriculturas e mesmo assim suas vendas continuam crescendo . Ela possui oxalatos de cálcio naturais em suas folhas, o que a torna tóxica para humanos e animais domésticos, mas também a protege de pragas comuns.

Dicas e cuidados sobre a Mini Costela de Adão

Mini-costela-de-adão é uma planta que prefere luz difusa, meia sombra ou sombra clara. Ela cresce melhor em substratos ricos em matéria orgânica, drenáveis e bem arejados, que devem ser regados regularmente durante primavera/verão e com menos frequência durante outono/inverno (climas subtropical e temperado). 

Em ambientes de baixa umidade relativa, borrife a planta diariamente com água para manter sua saúde. Evite colocar Mini-costela-de-adão a exposições à correntes de ar. A luz solar matinal é própria para esta planta durante o inverno. Para fertilização sugere NPK 10.10.10 ou um fertilizante lento, com intervalos específicos do adubo; ambas as formas aceitam adubações orgânicas também. 

Recomendamos replantar a Mini-costela de Adão anualmente ou a cada dois anos para renovar seu substrato e vaso; ela pode ser multiplicada facilmente por enraizamento dos ramos em substrato úmido durante todo o ano.

Atenção

Planta tóxica. Contém oxalatos de cálcio que provocam irritação nas mucosas caso ingeridas. Mantenha fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem