Como preparar a argamassa para obter um efeito de madeira?

Como-preparar-a-argamassa-para-obter-um-efeito-de-madeira
 Dar a sua casa um elegante acabamento de madeira com argamassa é fácil e acessível! O efeito é conseguido simplesmente passando uma camada fina de argamassa no material desejado. A argamassa cria um revestimento duro, selando os poros do material, para um visual elegante que imita madeira.

Sem gastar tanto com materiais e mão de obra, você pode criar um efeito de madeira interessante e elegante com argamassa. O processo é bem simples para ser feito por qualquer pessoa! Bastam apenas alguns itens básicos para dar forma a essa decoração que imita o acabamento em madeira através da argamassa.

Vantagens do efeito de madeira com argamassa

Se você está procurando a maneira ideal de adicionar um efeito rústico à decoração da sua casa, por que não tentar fazer uma argamassa com efeito madeira? Com apenas algumas ferramentas simples e facilmente encontradas em lojas de decoração, como tinta, argamassa e reaproveitamento de materiais, você pode criar uma variedade de designs lindos para qualquer espaço. O melhor de tudo é que o processo é bastante acessível. Você mesmo pode executar sem gastar muito.

Onde utilizar este efeito?


O efeito madeira é versátil o suficiente para ser usado em qualquer cômodo, da cozinha à sacada. Porém, dado que é feito com argamassa, a área sobre a qual ele for aplicado precisa ser pré-preparada antes, poisdependendo do tipo de construção, a argamassa pode não ser resistente o bastante para ser utilizada como acabamento. Apesar disso, é possível criar um belo lienzo decorativo imitando madeira através da argamassa, indo desde paredes hasta pisos -tim por exemplo em áreas externas e beiras de piscina.

Como criar este efeito madeira com argamassa? Passo a passo


Já imaginou transformar seus ambientes em madeira sem precisar investir em custosas pilhas de painéis? Fazer o efeito de madeira com argamassa é bem mais fácil do que você imagina. Com alguns materiais básicos, qualquer profissional da construção civil consegue fazer versões agradáveis e duradouras deste recurso decorativo tão utilizado nos dias de hoje.

Veja como criar este efeito madeira com argamassa neste passo a passo!

Ajeite o material


O efeito de madeira com argamassa associado ao aspecto rústico pode ser conseguido com alguns passos básicos. Separar o material necessário, organizando-o para ter tudo à mão durante o processo é um dos primeiros passos. Após isso, comece pela preparação da superfície, até chegar à argamassa. Finalmente, aplique-a de forma que simule as placas de madeira e finalize adicionando detalhes para resultar no efeito desejado.

Os itens principais são:

  • Argamassa branca
  • Água
  • Tinta

Além desses materiais, você vai precisar de alguns acessórios:

  • Rolo de pintura
  • Desempenadeira
  • Colher de pedreiro
  • Pincel
  • Escova de cerdas duras

Prepare a superfície para aplicação da argamassa


O efeito de madeira com argamassa é a última tendência da moda na decoração. Para criar este efeito, você precisará conseguir materiais específicos, como argamassa, fita crepe e palha de aço. A superfície onde deseja aplicar deve ser limpa com água e um pano seco. Caso hajam gorduras na superfície, é recomendável usar também sabão neutro para limpar o local. 

Além disso, é importante isolar o local para que a argamassa não respingue em outros pontos da casa. Uma boa solução é cobrir o chão com plástico ou sacos de lixo e usar fitas crepes nas paredes, rodapés, janelas e portas para determinar onde será feita a pintura.

Crie o efeito madeira com as cores


Agora é hora de colocar em prática o efeito de madeira com argamassa. Começando como a preparação, faça a mistura da argamassa conforme as recomendações do fabricante, lembrando sempre que é preciso usar uma argamassa branca para preservar a cor original. Coloquem a argamassa aplicando-o no local desejado. Não há necessidade de usar demasiada quantidade, uma camada fina já é suficiente. Após aplicarmos por inteiro, deixem secar durante cerca de 20 minutos; todavia, não se preocupem em mantê-lo totalmente plano e liso na superfície. Pequenas ranhuras assim como imperfeições darão um acabamento mais natural à parede. Quando estiver firme mas sem secar completamente, permitindo modelagem sutil na parede para imitar placas de madeira.

Com algum trabalho de preparação, você pode criar um efeito de madeira com argamassa na sua parede. Primeiro, crie divisas padronizadas nas suas paredes usando gesso ou tijolo. Depois, use uma escova ou vassoura para criar ranhuras contínuas na superfície da parede, simulando o movimento das veias da madeira natural. Quando a argamassa estiver completamente seca, pinte a área com tinta específica para obter um visor de madeira autêntico. Misture corante à resina acrílica para adicionar tons mais profundos ao efeito final.

Para um efeito de madeira em argamassa na parede da sua casa, você precisa de três cores: ocre, marrom e preto. Aplique a primeira camada (ocre) para toda a parte inferior da parede. A segunda cor (marrom) então é misturada com a primeira para obter manchas diferenciadas no local desejado. Se quiser um tom escuro, adicione uma terceira camada (preto). Essas camadas precisam ficar separadas em algum grau, de modo que cada tonalidade se destaque por si mesma.

Se você está querendo uma camada extra de proteção para seu revestimento de parede, então aplicar um efeito madeira com argamassa é uma ótima opção! Primeiro, conecte todos os tijolos com uma mistura de argamassa e preto; em seguida, comece a adicionar alguns traços finos na mistura com o uso do preto. Depois que a tinta secar completamente, é hora de dar acabamento: passe um verniz adequado para proteger o look idealizado. Agora você já sabe como criar o efeito madeira com argamassa sem precisar contratar pintores profissionais!

Caso tenha dificuldade para encontrar os materiais necessarios na sua cidade, eu separei a lista de materiais para você comprar no site confiavel:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem