Marianinha Streptosolen jamesonii: ideias práticas para o seu jardim

Marianinha-Streptosolen-jamesonii-ideias-práticas-para-o-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Streptosolen jamesonii
Sinonímia: Browallia jamesonii
Nomes populares: Estreptosolen
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a flor Marianinha

Marianinha (Streptosolen jamesonii) é uma planta perene, pendente e muito florífera, originária da Bolívia, Colômbia e Peru. É frequentemente usada como ornamento em climas tropicais. Seus galhos são compridos, curvos, flexíveis e ramificados com textura semi-casca. Suas folhas são brilhantes, verde-escuros e tem nervuras vincadas dando a elas um aspeto queijado. Esta planta costuma florir o ano todo em climas amistosos sendo mais intensa na primavera e verão. 

Apresenta flores de formato de trombetas com pétalas lobudalis que começam amarelas e gradualmente mudam para alarãjes criando tons diversos entre os laranja e amarelo a medida que relaxam dentro da própria planta. A floração atrai beija-flores, borboletas e abelhas que se alimentam do seu néctar.

Dicas e cuidados sobre a flor Marianinha

A Marianinha Streptosolen jamesonii pode ser cultivada de várias formas, desde natural, respeitando seu aspecto informal, com podas, para que se torne um arbusto ereto e mais denso, não sendo adequado para topiarias. Ao trilhar, a marianinha é interessante para coroar paredes ou em pequenos suportes como pilares. 

Como precisa de suporte para seu crescimento, requer amarração para seu cultivo. Na forma arbustiva pode ser utilizada isolada como destaque ou em grupos formando aglomerados e fileiras que podem servir para delimitar caminhos ou suavizar escadarias, construções e vegetação de maior porte. Também é indicado para plantio em vasos e floreiras.

Dicas e cuidados sobre a flor Marianinha

Marianinha Streptosolen jamesonii é uma planta que precisa de um solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica para crescer bem. Quando cultivada no geral, ela se desenvolve melhor sob sol pleno, mas em regiões muito quentes o ideal é que receba sombras por pelo menos 6 horas por dia durante as horas mais quentes do dia. Já em climas amenos, o sol pleno lhe será mais interessante proporcionando maior florescimento. 

Para estar saudável e resistente a curtos períodos de estiagem, deve ser irrigada regularmente. A marianinha sensível ao frio e pode morrer em temperaturas rigorosamente baixas com geadas invernais. Bem estabelecida, ela suportará podas para rejuvenescimento e formação. A propagação desta planta pode ser realizada por meio de ramos postos a enraizar após florescimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem