Marmelinho (Chaenomeles speciosa): um arbusto para jardim

Marmelinho-Chaenomeles-speciosa-um-arbusto-para-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Chaenomeles speciosa
Nomes populares: Cidônia, Marmelo-de-jardim, Marmelo-japonês
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Marmelinho

Marmelinho-oriental, também conhecido como Chaenomeles speciosa, é um arbusto decíduo encontrado principalmente nos jardins. Ele possui uma estatura média de 1,5 a 3 metros de altura e possui folhas ovaladas, lisas, brilhantes e alternadas com bordos serrilhados. 

Durante os meses quentes, ele permanece discreto em seu jardim mas começa a florescer abondantemente no outono e inverno, enquanto outras plantas estejam em repouso vegetativo.

Dicas e cuidados sobre o Marmelinho

Marmelinho-ornamental (Chaenomeles speciosa) é uma planta ornamental, caracterizada por suas flores cerosas de cor variada - vermelha, rosa, branca e amarela. Seus frutos têm um aroma forte, mas são adstringentes demais para consumo cru. Porém eles podem ser usados na preparação de marmeladas, licores e compotas. 

Os japoneses são grandes apreciadores desta planta devido a hibridizações com outra espécie da mesma família - Chaenomeles japonica - originando o conhecido híbrido Chaenomeles x superba.

O Marmelinho-ornamental Chaenomeles speciosa é uma ótima opção para dar charme rústico e cor ao seu jardim. Pode ser usado isoladamente, plantado em fileiras ao longo das paredes ou como cerca viva. 

É uma flor ideal para jardins de inspiração japonesa e é especialmente apreciada por bonsai. Também é adequado para plantar em vasos e exibe suas belas flores durante os meses de inverno.

Dicas e cuidados sobre o Marmelinho

Marmelinho-ornamental (Chaenomeles speciosa) é uma planta adequada para sol pleno e terrenos bem drenados com húmus de minhoca, farinha de ossos e estercos curtidos. Ela tolereia bem o solo seco, com irrigação somente nos primeiros meses após a implantação. 

Para se obter florações abundantes, Marmelinho-ornamental necessita do frio temperado ou subtropical. Ademais, podas regulares favorecem a floração. Esta espécie de planta também pode ser propagada por estaquia e alporquia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem