Maria-fumaça (Pellionia repens): Características, Benefícios e plantio

Maria-fumaça-Pellionia-repens-Características-Benefícios-e-plantio
 

Ficha Técnica

Nome científico: Pellionia repens
Sinonímia: Procris repens, Polychroa repens, Elatostema gibbosum, Elatostema pulchrum, Elatostema repens, Pellionia annamica, Pellionia daveauana, Pellionia pulchra, Procris gibbosa
Nomes populares: Fumacinha, Falsa-begônia, Folha-de-begônia, Begônia-melancia
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Maria Fumaça

Maria-fumaça (Pellionia repens) é uma planta herbácea, monóica, ornamental, perene, de comportamento trepador ou trepador. É usado principalmente para decoração de interiores em vasos e plantas. Florestas nativas de vales em altitudes que variam de 800 a 1100 metros nas províncias de Hainan e Yunnan na China, bem como Butão, Camboja, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Tailândia e Vietnã no Sudeste Asiático. O nome do gênero Pellionia homenageia Alphonse Odet Pellion (1786 -1868), expoente oficial da Marinha Francesa que participou de diversas campanhas pelo mundo. O epíteto específico 'repens' refere-se ao seu comportamento de crescimento rastejante.

Maria-fumaça (Pellionia repens) é uma espécie de pequena trepadeira. Seus caules teretes, ramificados, prostrados e avermelhados formam um zigue-zague quando encostam no solo. Faz pouca altura, alcançando cerca de 13 centímetros, mas possui grande capacidade de dispersão com até 1,2 metros de diâmetro pois seu caule facilmente enraiza ao tocar o solo. Possui folhas alternas e carnudas cujas margens podem ser onduladas, crenadas ou inteiras; sua cor é verde-acinzentada. Variedades como P. repens daveauana apresentam margens grossas avermelhadas que podem cobrir por completo a lâmina foliar e em P. repens pulchra as nervuras são mais destacáveis num bonito contraste semelhante a um mosaico. A face abaxial é creme rosada com nervuras vermelhas.

A Maria-Fumaça Pellionia repens é facilmente confundida com outras plantas por sua aparência e folhagem. No entanto, ela pertence à família Urticaceae enquanto que as begônias são da família Begoniaceae, ou seja, não tem parentesco com essa variedade.

Dicas e cuidados sobre a Maria Fumaça

A Maria-fumaça Pellionia repens, apesar de sua importância ornamental residir principalmente em sua folhagem, é interessante por suas delicadas flores. Separados em inflorescências masculinas e femininas, são cachos ramificados compostos por pequenas flores brancas ou rosadas de cinco tépalas com um leve tom prateado. As inflorescências masculinas se abrem ao entrar em contato com a água e liberam a nuvem de pólen, o que lhes valeu o nome popular de Maria-fumaça. Após a polinização, os frutos resultantes são aquênios - pequenos frutos ovóides a elipsóides.

A Maria-fumaça Pellionia repens é uma planta trepadeira nativa da América do Sul que se destaca por suas folhas de formato diferenciado e incomum, com tons diferentes dependendo da incidência solar. Ela prefere lugares úmidos e sombreados, sendo ideal para manter em vasos internos ou forrações no exterior. Seu cultivo não é muito difícil, mas requer muita umidade para mantê-la bonita. Devido à beleza e singularidade dessa planta, é comumente usada em estufas úmidas, jardins verticais ou cestas suspensas. Também pode ser embelezar um terrário ou tornar a sua casa ainda mais aconchegante.

A Maria-fumaça (Pellionia repens) exige cuidados especiais para que se desenvolva bem. Deve ser cultivada com luz filtrada, em substrato levemente ácido, comum para a poda de plantas. O solo deve ficar sempre levemente úmido e nunca encharcado - a rega deve ser feita quando a primeira camada do substrato estiver seca, pois um encharcamento excessivo pode provocar o apodrecimento das raízes.

Dicas e cuidados sobre a Maria Fumaça

A Maria-fumaça (Pellionia repens) possui exigências de umidade que vão desde o substrato ao ar do ambiente. Considere pulverizar as folhas de manhã e no início da tarde para um suprimento suplementar de umidade, ou utilize um umidificador elétrico para este propósito. Esta planta não resiste a exposição a intes frio e geadas, além de correntes fortes de vento ou ar condicionado. Para a nutrição da Maria-fumaça, utilize fertilização suave e contínua durante a primavera, verão e outono, suspenda se houver um inverno rigoroso. A multiplicação pode ser feita por mergulhia ou estaquia dos ramos que podem enraizar diretamente no substrato com facilidade.

Planta medicinal

Indicações: Furúnculos, edemas e dores abdominais, reumatismo
Propriedades medicinais: Antinflamatória, Anti-reumática
Partes utilizadas: Chá da planta

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem