Maranta Zebra: Cultivando e cuidando de sua planta exótica

Maranta-Zebra-Cultivando-e-cuidando-de-sua-planta-exótica
 

Ficha Técnica

Nome científico: Goeppertia zebrina
Sinonímia: Calathea binotii, Endocodon zebrina, Maranta bicolor, Maranta pulchella, Maranta zebrina, Phrynium bicolor, Phrynium pulchellum, Phrynium zebrinum, Phyllodes zebrina
Nomes populares: Planta-zebra, Maranta-zebrina, Calatéia-zebra
Família: 
Clima: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Maranta Zebra

Maranta-zebra (Goeppertia zebrina) é uma planta herbácea perene, exótica e ornamental, rizomatosa, com folhagem listrada distinta que se assemelha ao padrão zebra. É nativa da Mata Atlântica no sudeste do Brasil, crescendo sob as copas das árvores. As folhas da maranta-zebra são verdes, coriáceas, ovulares, elípticas, aveludadas, com até 50 cm de comprimento e apresentam manchas verdes escuras distintas sobre um fundo verde claro que formam faixas largas de contraste. 

As folhas são sustentadas por longos pecíolos que podem atingir até 30 cm de comprimento. As inflorescências são em forma de espiga e aparecem na primavera em hastes curtas diretamente do rizoma. Eles carregam lindas flores roxas que duram um tempo, mas ficam escondidas sob a folhagem.

Dicas e cuidados sobre a Maranta Zebra

Maranta-zebra Goeppertia zebrina é uma escolha perfeita para ambientes internos, proporcionando uma atmosfera luxuosa e tropical. Acrescenta uma explosão de cor atraente a qualquer decoração com suas folhas listradas vibrantes e textura aveludada macia ao contrário de outras plantas de casa. 

Esta planta prefere luz indireta brilhante, então os melhores locais para esta planta são locais que recebem luz do sul ou luz solar filtrada através de uma cortina transparente. Seu belo padrão torna o ponto focal ideal ou peça central em qualquer casa e as crianças adoram especialmente porque suas listras se parecem com as de uma zebra. Maranta-zebra está em casa em banheiros, cozinhas, marquises, lavabos e onde quer que você precise de uma decoração leve com ótimos visuais. 

Ao ar livre, florescerá quando plantada em áreas sombreadas perto de paredes ou edifícios, bem como em floreiras de condomínios ou empresas. Os jardineiros devem certificar-se de protegê-lo da luz solar direta e da geada plantando sob as copas das árvores. A manutenção da maranta-zebra é simples: basta remover as folhas amareladas ou secas e replantar a cada 2 a 3 anos durante a primavera.

Dicas e cuidados sobre a Maranta Zebra

A Maranta-zebra Goeppertia zebrina, é uma espécie que prefere ser cultivada em meia sombra ou luz filtrada. A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas da planta. De modo geral, é uma espécie de fácil cultivo, exigindo poucos cuidados ou manutenção. Preferindo climas mais quentes e úmidos, a Maranta-zebra pode prosperar com temperaturas de 16 a 24 graus Celsius (60 a 75 F). Pode se beneficiar de umidificadores elétricos ou pratos de água usados ​​como suplemento de umidade do ar quando o ar está muito seco. O solo deve ser composto de terra de jardim e composto orgânico com boa drenagem. 

O solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado - a rega deve ocorrer regularmente quando a superfície do solo estiver seca, especialmente durante os meses mais quentes do verão. Água clorada não deve ser usada para regar, pois isso pode causar marcas de queimaduras marrons nas pontas das folhas. 

O fertilizante orgânico ou fertilizante de liberação lenta deve ser aplicado ao substrato na primavera e no outono - sempre seguindo atentamente as instruções do fabricante. A propagação da Maranta-zebra pode ser alcançada pela divisão de touceiras durante o final da primavera, certificando-se de que cada divisão mantenha algumas raízes, rizoma e folhagem intactos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem