Como cultivar a Maranta-variegada: conselhos úteis para o seu jardim

Como cultivar a Maranta-variegada: conselhos úteis para o seu jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ctenanthe oppenheimiana
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Maranta Variegada

Maranta-variegada, também conhecida como Ctenanthe oppenheimiana, é um herbáceo ornamental de textura leve. Essa planta possui folhas grandes e coriáceas que apresentam uma vibrante combinação de cores: Verde, manchado de verde escuro, branco e prateado na superfície superior e lado inferior avermelhado. Seu crescimento atinge normalmente o tamanho de 80 centímetros e suas flores em espiga são brancas, não tendo grande importância no que diz respeito à ornamentação.

Dicas e cuidados sobre a Maranta Variegada

Ctenanthe oppenheimiana, também conhecida como Maranta-variegada, é uma excelente cobertura de solo que pode adornar áreas sob as copas das árvores ou ao longo de paredes em fileiras com suas cores vivas durante todo o ano. Também é muito procurada para decoração de interiores devido à sua bela coloração mesmo em condições de pouca luz, quando poucas outras plantas conseguem se manter atraentes.

Maranta-variegada Ctenanthe oppenheimiana é melhor cultivada em sombra parcial, em solo fértil enriquecido com material orgânico e regado regularmente. Uma leve adubação mensal é tudo o que ela precisa para se manter vigorosa e bonita. Se deixado na sombra completa, começará a enfraquecer e, eventualmente, morrerá. Esta variedade de Maranta é um pouco mais sensível do que outras Marantas e Calatheas.

Dicas e cuidados sobre a Maranta Variegada

Maranta-variegada Ctenanthe oppenheimiana é uma planta bonita e de baixa manutenção que adora umidade e ambientes úmidos. No entanto, é muito sensível ao ressecamento, pois às vezes pode queimar e enrolar devido à exposição excessiva ao calor. Além disso, também não tolera muito bem o gelo, por isso sugerimos protegê-lo no inverno, mantendo-o em uma estufa interna. 

No início da primavera, você pode podar as folhas velhas para ajudar a promover um novo crescimento. A multiplicação de Maranta-variegada Ctenanthe oppenheimiana pode ser feita facilmente dividindo-se os grupos em partes menores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem