Maranta Cascavel Goeppertia Insignis - Uma planta de jardim preciosa

Maranta-Cascavel-Goeppertia-Insignis-Uma-planta-de-jardim-preciosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Goeppertia insignis
Sinonímia: Calathea insignis,Calathea lancifolia, Maranta insignis, Goeppertia lancifolia
Nomes populares: Planta-cascavel, Planta-de-oração, Planta-rezadeira, Calatéia-cascavel, Calatéia, Maranta
Família: 
Clima: 

Dicas e cuidados sobre a Maranta Cascavel

Maranta-cascavel, Goeppertia insignis, é um herbáceo perene ornamentado com folhagem exuberante. É nativo da Mata Atlântica no Rio de Janeiro e prefere um clima quente e úmido. Estas plantas crescem em touceiras, com folhas coriáceas e compridas que são ligeiramente onduladas na margem. 

Folhas verdes mais claras contrastam com as extremidades mais escuras e dão à planta uma textura única. A parte de baixo das folhas tem cor púrpura, conferindo a ela uma beleza brilhante. As flores desta planta geralmente aparecem durante o verão e são brancas ou amarelas em formato tubular; no entanto, elas não têm muita utilidade ornamental quando cultivada dentro de casa.

Dicas e cuidados sobre a Maranta Cascavel

A espécie Maranta-cascavel Goeppertia insignis é geralmente cultivada em canteiros redondos, como componentes de bordadura ou cobertura, bem como incorporada em belos vasos. Pode ser cultivada em espaços exteriores e mesmo interiores, desde que se evite a luz direta do sol nas horas mais quentes do dia. É uma espécie ideal para cultivo em vasos e floreiras, enriquecendo os lares com sua folhagem exuberante. Suas folhas grandes e coloridas com textura espessa são uma ótima opção para jardins tropicais e contemporâneos.

Maranta-cascavel Goeppertia insignis, também conhecida como planta-rezadeira, é caracterizada por suas folhas que se movimentam ao longo do dia. Durante a manhã, elas inclinam-se para baixo e no final da tarde voltam à posição ereta. Ela deve ser cultivada em condições de luz difusa ou meia sombra, solo úmido e rico em matéria orgânica. 

É importante manter a umidade relativa do ar alta quando for mantida dentro de casa. Exige alguns cuidados básicos como proteção contra intenso sol e regular rega para evitar as queimaduras nas folhas. Após o inverno é recomendado replantar e podar para renovar o sistema radicular da planta e assim promover um crescimento pleno.

Dicas e cuidados sobre a Maranta Cascavel

A Maranta-cascavel Goeppertia insignis é sensível a temperaturas inferiores a 15ºC e pode sofrer queimaduras ou morrer se exposta a temperaturas mais frias. É importante espaçar as regas durante o inverno, pois o seu metabolismo abranda no tempo frio. Em climas subtropicais a temperados, é melhor mover a planta para dentro de casa, como em uma residência ou estufa, onde é mais quente. 

Durante as estações mais quentes, a rega periódica junto com pequenas quantidades de fertilizante ajudará a fortalecer a planta. Assim como as outras marantas, a Maranta-cascavel prefere a irrigação com água sem cloro ou sem outros sais. Use fertilizantes orgânicos ou de liberação lenta em vez dos solúveis comuns também por esse motivo. Pode ser multiplicado dividindo os tufos no final da primavera.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem