A Química, Potencial Farmacológico e Aplicações do Maracujá (Passiflora sp)

A-Química-Potencial-Farmacológico-e-Aplicações-do-Maracujá-Passiflora-sp
 

Ficha Técnica

Nome científico: Passiflora sp
Nomes populares: Flor-da-paixão, Maracujazeiro
Família: Passifloraceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Maracujá

O Maracujá Passiflora sp é uma planta trepadeira vigorosa e contínua, com sistema radicular raso, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras são divididas, com bordas serrilhadas. 

As flores são grandes, vistosas e de várias cores conforme a espécie e variedade. O principal polinizador natural do maracujá é a abelha mamangava.

Dicas e cuidados sobre o Maracujá

O Maracujá Passiflora sp é uma planta florífera que floresce durante os meses de verão. Seus frutos são redondos e recheados por numerosas sementes achatadas envoltas em uma polpa gelatinosa e saborosa. 

O gênero Passiflora compreende cerca de 400 espécies, dentre as quais P. edulis e P. alata são as mais importantes produtoras de frutas. As frutas têm ampla utilização culinária, podendo ser consumidas in natura, bem como na preparação de sucos, geleias, sobremesas e molhos para carnes.

Dicas e cuidados sobre o Maracujá

O Maracujá Passiflora sp é uma planta perfeita para cobertura de cercas, pergolados e gazebos. Ela prospera melhor em pleno sol e precisa de solo bem fertilizado com fertilizantes orgânicos aplicados regularmente para floração e frutificação adequadas. 

A maioria de suas espécies não tolera geada/frio e pode perder sua beleza e saúde à medida que envelhece, necessitando de substituição. A propagação vegetativa é por meio de estacas de caule, sendo a propagação por sementes mais comum.

Planta medicinal

Indicações: ansiedade, insônia, estresse, dor de cabeça
Propriedades medicinais: sedativo, tranqüilizante
Partes utilizadas: frutos, folhas, raízes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem