Manacá-de-cheiro Brunfelsia uniflora – uma planta de jardim

Manacá-de-cheiro-Brunfelsia-uniflora–uma-planta-de-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Brunfelsia uniflora
Nomes populares: Caágamba, Gerataca, Geretataca, Manacá-de-jardim, Mercuri, Mercúrio, Romeu-e-julieta
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Manaca de cheiro

O Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é um arbusto muito interessante que apresenta flores perfumadas e de coloração única que passa por transições das cores do azul ao branco. Sua floração ocorre na primavera e verão, dando um toque de novidade aos jardins e encantando visualmente aqueles que a vem. Muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis), traz uma beleza inigualável para seu ambiente.

Dicas e cuidados sobre o Manaca de cheiro

Manacá-de-cheiro Brunfelsia uniflora é considerada um arbusto, mas pode facilmente se tornar uma pequena árvore. Pode atingir até três metros de altura quando podada regularmente. Suas folhas são ovais e lisas. Seu uso no paisagismo é bastante variado, pois pode ser cultivada tanto como planta individual quanto em grupos. No entanto, deve-se ter cuidado para não posicioná-lo próximo a quartos de crianças ou pessoas mais sensíveis devido ao seu forte cheiro.

Dicas e cuidados sobre o Manaca de cheiro

A Manacá-de-cheiro Brunfelsia uniflora é uma planta tropical que prefere permanecer a pleno sol e requer regas regulares. Pode também tolerar sombra parcial, respondendo bem à podas de formação. Para se propagar, pode ser reproduzida por estaquia ou sementes, preferencialmente cultivada em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e limpas baixas temperaturas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem