Mãe-de-milhares: Propagação de Kalanchoe daigremontiana

Mãe-de-milhares-Propagação-de-Kalanchoe-daigremontiana
 

Ficha Técnica

Nome científico: Kalanchoe daigremontiana
Sinonímia: Bryophyllum daigremontianum
Nomes populares: Aranto, Calanchoê, Planta-chapéu-mexicano, Planta-jacaré, Espinha-do-diabo, Planta-panda, Planta-maternidade
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Aranto

A Mãe-de-milhares, também conhecida como aranto, é uma planta herbácea e suculenta originária de Madagascar. Ela se destaca por seu valor ornamental e medicinal. Possui caule ereto que pode atingir até 1 metro de altura e folhas opostas, estreitas, pontiagudas, serrilhadas, suculentas de formato oblongo a lanceolado com comprimento entre 15 a 20 centímetros. 

A cor das folhas pode variar do verde ao cinza na parte superior e possuir manchas roxas na parte inferior. Esta planta produz centenas de pequenos brotos ao longo da borda das folhas que podem se despreender facilmente para desenvolver outra planta. As folhas pesadas da parte superior do caule fazem com que ela se curve para emitir raízes adventícias surgindo assim um novo caule independente.

Dicas e cuidados sobre o Aranto

Mãe-de-milhares Kalanchoe daigremontiana, também conhecida como folhagem anual esporádica, é caracterizada por seu caule marrom que se ergue acima das folhas e produz uma inflorescência terminal no formato de um guarda-chuva. 

Esta planta floresce em tons de rosa acinzentado ou laranja, com suas pequenas flores em forma de sino. Ela tende a florescer mais frequentemente em climas com grandes diferenças sazonais de temperatura, e também no início do inverno quando as plantas são feitas para se mossar dentro pela estação fria.

Mãe-de-milhares (Kalanchoe daigremontiana) tem uma aparência incomum e exótica, como algo saído de um filme de ficção científica. Esta planta ornamental rara é versátil e pode ser cultivada em vasos de tamanhos variados, ou até mesmo diretamente no chão do jardim. Se for usada para paisagismo, suas incríveis cores podem ser destacadas em comboios decorativos em estilos desértico ou contemporâneo.

Dicas e cuidados sobre o Aranto

A Mãe-de-milhares Kalanchoe daigremontiana, frequentemente cultivada como suculenta, deve ser mantida ao sol pleno ou meia-sombra e em um substrato leve e arenoso face à sua preferência por uma drenagem rápida. As regas devem ser mais frequentes na primavera e verão e reduzidas no outono e inverno. Além disso, esta espécie não tolera encharcamentos que podem resultar nos apodrecimento raízes. 

A multiplicação desta planta taxonomicamente classificada pode ser feita através da estaquia das folhas, do caule ou por sementes, além da viviparidade que permite gerar novas mudas espontaneamente sob as folhas pela separação dos pequenos brotos. Em contrapartida, ela não admite frio intenso acentuado por neves ou geadas.

Planta medicinal

Indicações: câncer, ferimentos de pele, problemas de estômago, gastroenterite, diarréia, trombose, ansiedade, depressão, amigdalites, faringites, reumatismo
Propriedades medicinais: imunosupressivo, anti-inflamatório, adstringente, anti-coagulante, antibiótico, antiviral, fungicida, sedativa, cicatrizante, alteração da função muscular
Partes utilizadas: folhas

Atenção

Todas as partes da planta são muito tóxicas, pois contém uma potente substância neurotóxica, cardiotóxica e miotóxica, a daigremontianina, que pode provocar a morte de pessoas ou animais de forma aguda ou crônica, dependendo da dosagem. Seu uso como medicinal deve ser realizado sempre por orientação médica. Ela também pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem