Junco: Características, Benefícios, Cuidados e Plantio

Junco-Características-Benefícios-Cuidados-e-Plantio
 

Ficha Técnica

Nome científico: Juncus effusus
Nomes populares: Junco-solto
Família: Juncaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Junco

O Juncus effusus, comumente conhecido como junco, é uma planta aquática ornamental popular em países temperados. Seu alto desenvolvimento vertical cria um belo contraste com outras plantas. 

Quando plantada em vaso isolado, entre superfícies reflexivas de água como espelhos ou piscinas, sua beleza é ainda realçada pelo reflexo de suas folhas na superfície da água. Possui folhas verdes estreitas e cilíndricas que se assemelham a pequenas lanças, como as encontradas na variedade spiralis que possui folhagem em forma de espiral.

Juncus effusus, comumente conhecido como planta Junco, é uma planta marginal de crescimento rápido. Porém, se plantada junto com outras plantas ou em solos com pouca umidade, pode não se desenvolver adequadamente. É conhecido por seu uso na fabricação de 'tatamis' no Japão, e suas raízes são ocasionalmente usadas como medicamento homeopático.

Dicas e cuidados sobre o Junco

O junco é uma planta que se desenvolve a pleno sol ou meia-sombra, não tolerando geadas ou sol intenso. Sua altura depende das condições locais e pode crescer entre 30 cm e 120 cm. Prefere solo rico em matéria orgânica, com raízes mantidas úmidas ou submersas em 5 a 10 cm de água. É resistente a pragas e não tem preferência particular pelos níveis de pH da água.

O Junco (Juncus sp.), é uma planta aquática perene, encontrada tanto em lagoas naturais quanto ornamentais. Dá refúgio às crias dos peixes, pelo que se recomenda colocar uma camada de pedrinhas no substrato para evitar que mexam na água e a tornem turva. Esta planta também pode ser plantada em zonas marginais e propagada por divisão de rizomas durante a primavera ou por sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem