Jóia-do-Cabo | Nemesia strumosa, como cuidar e plantar esta linda flor

Ficha Técnica

Nome científico: Nemesia strumosa
Nomes populares: Nemésia, Arlequim
Família: 
Categoria: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Joia do cabo

A Jóia-do-cabo é uma planta herbácea pequena, anual e altamente florida, nativa das regiões arenosas e climas temperados da África do Sul. Seus galhos brotam eretos da base, dando-lhe uma forma cheia e arredondada. As folhas são simples, opostas, lineares a lanceoladas de cor verde claro e margens inteiras ou entalhadas. No verão surgem inflorescências em forma de racemos nas pontas dos ramos com delicadas flores levemente perfumadas. 

Cada flor tem uma forma única composta por duas pétalas - uma superior dividida em quatro lóbulos e uma grande pétala inferior dividida em dois lóbulos que muitas vezes apresentam uma cor diferente do resto da flor. Pode variar do rosa ao amarelo, laranja, violeta, branco, vermelho ou azul. Muitas dessas variedades são híbridas criadas através de cruzamentos com outras espécies, como a Nemesia versicolor. Além de apresentarem cores diferentes, também apresentam formas, níveis de rusticidade e outras características variadas, dependendo do tipo de cultivo.

A Jóia do Cabo é a escolha ideal para arranjos coloridos. Parece ótimo quando plantado sozinho ou em combinação com outras espécies anuais. Pode ser plantada em canteiros, bordaduras, vasos, cestos suspensos e floreiras. Para estender a estação de floração, continue removendo as flores gastas regularmente. Uma poda drástica também ajuda a estimular uma rebrota abundante. Fertilize-o semanalmente com um bom fertilizante líquido para obter melhores resultados.

Dicas e cuidados sobre a Joia do cabo

Jóia-do-cabo, também conhecida como Cestrum nocturnum, é uma planta trepadeira perene que exige cuidados específicos para se desenvolver de maneira saudável e florida. Essa espécie requer sol pleno ou meia sombra, solo arenoso e bem drenável com matéria orgânica, ligeiramente ácido e regas regulares. Protegida do calor intenso (acima de 29°C) e da estiagem, ela também não resiste à geadas. 

Para multiplicar a Jóia-do-cabo, recomenda-se semear as sementes em estufas protegidas no outono ou inverno para transplantar os mudas para os canteiros na primavera após a última geada; processo que leva cerca de 14 a 20 dias. Outra forma dessa planta se espalhar é através da estaquia dos ramos jovens. Além disso, estimula-se o adensamento dessas mudas por meio da técnica do beliscamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem