Scindapsus Pictus Argyraeus (Jibóia-Prateada) - Um guia para o cultivo

Scindapsus-Pictus-Argyraeus-Jibóia-Prateada-Um-guia-para-o-cultivo
 

Ficha Técnica

Nome científico: Scindapsus pictus Argyraeus
Nomes populares: Era-do-diabo, Jibóia, Potos-acetinados, Potos-cetim
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Jiboia prateada

A jibóia-prateada é uma planta herbácea de porte ascendente que cativa seus observadores pela delicadeza de sua folhagem. Apresenta um caule não ramificado e fino, com raízes entre os nós que suportam a sua fixação em várias superfícies. Suas folhas são robustas, simples, sem pêlos, em forma de coração a ovo e suculentas, variando de verde a prateado pontilhado irregularmente na face superior e verde claro na inferior. 

A combinação de pontos forma manchas maiores com bordas salpicadas de prata. Esta espécie também apresenta uma inflorescência típica da família Aracaea apresentando espádices e espatas intermitentes e sem valor decorativo.

A jibóia-prateada é uma excelente folhagem para apreciar dentro de casa ou no escritório. Gosta do calor e da luz de uma janela, mas não gosta de ar condicionado. Também pode ser plantada diretamente no jardim, desde que seja oferecido um suporte para trepar ou uma plantadeira para pendurar seus galhos. 

Dicas e cuidados sobre a Jiboia prateada

Treliças de madeira, árvores, estacas de fibra de coco ou qualquer outro suporte de textura áspera são ótimos para a escalada da planta. Beliscar ou beliscar as pontas de seus galhos estimula a ramificação e produz uma planta de folhagem mais densa e bonita.

Jibóia-prateada é uma planta tipicamente tropical que cresce melhor sob meia-sombra ou luz difusa abundante. Ela deve ser cultivada em substratos férteis, leves, ácidos, e com boa capacidade de retenção hidrica. Esta espécie não suporta temperaturas muito frias nem geadas, e precisa ser regadas frequentemente com adubações mensais durante a primavera e verão. 

No inverno, as regas devem ser menos frequentes para evitar o apodrecimento das raízes. A Jibóia-prateada é facilmente multiplicada por divisão da ramagem enraizada e estaquia dos ramos mergulhados na terra.

Atenção

Todas as partes desta planta são tóxicas e por isso devem ser mantidas fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem