Jasmim-dos-açores: Uma Valiosa Planta de Jardim (Jasminum azoricum)

Jasmim-dos-açores-Uma-Valiosa-Planta-de-Jardim-Jasminum-azoricum

Ficha Técnica

Nome científico: Jasminum azoricum
Sinonímia: Jasminum fluminense, Jasminum trifoliatum, Jasminum bahiense, Jasminum suaveolens, Jasminum blandum, Jasminum hildebrandtii, Jasminum holstii
Nomes populares: Jasmim-açoriano, Jasmim-branco, Jasmineiro-branco, Jasmim-do-rio
Família: 
Origem: , Ilha da Madeira

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre o Jasmim dos açores

O Jasmim-dos-Açores é um arbusto ornamental de porte ereto e trepador, de textura semi-lenhosa e de elevado valor. É nativo da ilha da Madeira, onde se encontra seriamente ameaçado, estando limitado a menos de 50 indivíduos. Produz ramos longos, finos e ramificados, formando um emaranhado muito denso. 

Suas folhas são opostas, perenes, coriáceas, trifolioladas, glabras e brilhantes, compostas por folíolos ovados a ovado-lanceolados. Seu período de floração é bastante extenso, iniciando-se na primavera e durando quase o ano todo em climas quentes. 

Inflorescências em racemos terminais, reunindo flores em forma de estrela de um branco puro e notas deliciosamente perfumadas ligeiramente diferentes de outros jasmins, que alguns afirmam reminiscentes do perfume da gardênia. As flores deste jasmim são altamente atrativas para borboletas e outros insetos polinizadores. Os frutos formados são bagas escuras e pequenas, de pouca importância como ornamentais.

O jasmim-dos-açores é muito apreciado em paisagismo, embora seja difícil encontrá-lo à venda. É usado principalmente como trepador, cobrindo pérgulas, mandris, cercas, colunas e paredes de coroamento. Sua textura fina e delicada e sua floração branca e perfumada fazem dela um curinga em vários estilos e tamanhos de jardins como inglês, francês, italiano e até tropical. 

Além disso, apresenta crescimento moderado e baixíssima manutenção, o que se resume a guiamento com contenção na implantação e podas para controle de forma. Também pode ser cultivada em vasos.

Dicas e cuidados sobre o Jasmim dos açores

O Jasmim-dos-açores, amado por muitos e aclamado como um arbusto florido resistente, é conhecido por prosperar em áreas parcialmente ensolaradas com solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, juntamente com irrigação regular durante o primeiro ano após o plantio. Depois de se estabelecer totalmente, rapidamente se torna tolerante a períodos de seca, rajadas de vento e até água salgada das áreas costeiras. 

Assim, pode ser cultivada em uma ampla gama de climas, ainda mais continentais. A propagação ocorre através da retirada de estacas semi-lenhosas no final da primavera ou durante o verão e colocando-as em substrato arenoso que deve permanecer úmido para o enraizamento bem-sucedido. Além disso, esta espécie pode ser propagada por camadas. 

Embora a floração provavelmente seja modesta nos primeiros dois anos até a maturidade, o amplo crescimento recompensa uma fertilização generosa - não muito rica em nitrogênio - para uma saúde ideal da planta e uma floração intensa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem