Jacarandá-Mimoso (Jacaranda mimosifolia): Como Plantar e Cuidar

Jacarandá-Mimoso-Jacaranda-mimosifolia-Como-Plantar-e-Cuidar

Ficha Técnica

Nome científico: Jacaranda mimosifolia
Nomes populares: Carobaguaçu, Jacarandá
Família: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados sobre o Jacarandá-Mimoso

A Jacarandá-mimoso mimosifolia é uma árvore que atinge cerca de 15 metros de altura quando adulta, com um tronco retorcido e uma casca clara e lisa no início, mas que se torna mais escura à medida que envelhece. A copa desta planta é irregolar, bem arejada e com folhas opostas compondo pequenos folíolos ovais, verde-claros acinzentados. Ideal para fins ornamentais em jardins residenciais, ela produz uma exuberante floração na primavera!

O jacarandá-mimoso, também conhecido como planta de jardim mimosifolia, é uma árvore decídua que perde suas folhas no inverno para dar lugar as flores na primavera. Estas são grandes, perfumadas e arroxeadas ou azuis em formato de trompete, e aparecem em inflorescências do tipo panícula. A floração dura desde a primavera até o início do verão. Na estação mais fria, surgem frutos secos contendo numerosas pequenas sementes.

Dicas e cuidados sobre o Jacarandá-Mimoso

O Jacarandá-mimoso (Mimosifolia) é uma planta encantadora para adicionar ao seu jardim, com sua rusticidade, flores adornadas e crescimento rápido. É ideal para usar em locais como ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são danosas. Ele tem sido amplamente utilizado nos últimos anos no paisagismo e adorando os jardins residenciais ou públicos, bloqueando a luz solar. Muitos países ao redor do mundo têm começado a usufruir dos benefícios desta magnifica árvore na arborização de grandes cidades, tais como Argentina, Brasil, África do Sul, Estados Unidos da América (EUA), Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e México.

A Jacarandá-mimoso, também conhecida como mimosifolia é uma planta espetacular que não só decora jardins especiais, mas também é muito prática ao oferecer madeira de excelente qualidade e cor rosada. Esta madeira é usada para produzir moveis finos, pisos laminados e outros detalhes de luxo em carros.

A planta Jacarandá-mimoso Mimosifolia é ideal para jardins, pois prefere climas subtropicais e necessita de solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica. Esta espécie não requer podas ou qualquer outra manutenção adicional. É resistente à seca, mas também não tolera ventos fortes ou alto nível de salinidade no solo. Além disso, possui uma boa resistência à poluição urbana moderada bem como à maioria das doenças comuns. A multiplicação da espécie acontece através de sementes.

Fonte das imagens usadas:

Sitio da mata

Flores e folhagens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem