Jaca (Artocarpus Heterophyllus): benefícios, usos e informações nutricionais

Jaca-Artocarpus-Heterophyllus-benefícios-usos-e-informações-nutricionais

Ficha Técnica

Nome científico: Artocarpus heterophyllus
Sinonímia: Artocarpus integrifolius, Artocarpus integer, Artocarpus brasiliensis, Artocarpus maximus, Artocarpus nanca, Artocarpus philippensis
Nomes populares: Jaqueira
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Jaca

A jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore frutífera nativa da Índia, mas hoje pode ser encontrada em regiões tropicais de todo o mundo. A árvore cresce até 30 metros de altura, com uma copa densa, arredondada ou piramidal, composta por ramos fortes e caules cilíndricos secretores de seiva. As folhas são tipicamente simples, com lóbulos aparecendo apenas nas plantas mais jovens. 

Eles podem ser de forma oval, oblonga ou elíptica e são brilhantes, de pecíolo curto com veias bem definidas e textura de couro. As flores masculinas e femininas aparecem separadas no caule das inflorescências e são pouco ornamentais. O fruto é sincárpico - composto por múltiplos carpelos - e tem forma arredondada, ligeiramente alongada, com saliências recobrindo sua casca. É bastante volumoso e pesado, chegando às vezes a pesar 40 quilos.

Jaca (Artocarpus heterophyllus) é considerado um fruto precioso, pois possui pouca durabilidade após o processo de amadurecimento. Seu ciclo de maturação vai desde a floração até a alteração da cor, que inicialmente é clara e acaba sendo cinza esverdeada a pardacento. Nessa fase, seu som é tímpânico quando pressionado levemente e, estagiada dessa forma, se torna perecível em curtos períodos de tempo. Isso significa que Jaca não oferece a devida condição para ser transportada, armazenada ou então conservada com facilidade, o que pode ser outra razão para ela ter escassez em algumas áreas.

A jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma fruteira amplamente cultivada, com duas variedades principais: a jaca-mole, que possui frutos menores, com polpa doce e macia, ótima para consumo in natura; e a jaca-dura, que tem frutos grandes e de polpa firme, menos doce, mas ainda deliciosa. Há também a variedade jaca-manteiga que tem consistência e doçura intermediárias.

Dicas e cuidados sobre a Jaca

Jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore imponente, com frutos curiosos que brotam diretamente do tronco. Esta árvore deve ser cuidadosamente projetada para atingir seu campo de visão, mas longe dos caminhos, casas, estacionamentos e áreas de acesso, pois as quedas de frutos pesados podem causar danos graves e prejuízos materiais. 

Ela necessita apenas de podas de limpeza para manter a copa livre de ramos mortos ou doentes e boa iluminação da copa. Plantinhas jovens também podem ser colocadas em vasos e plantadas nos pátios e terraços, desde que se lembre de mover-la interiormente durante os meses frios. No entanto essa árvore precisa ser replantada no solo para que ela desenvolva plenamente.

O Jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma espécie frutífera deliciosa, comum em pomares tropicais. Seu fruto versátil pode ser consumido de muitas formas diferentes, desde verde na cozinha para substituir carne de frango ou porco, até maduro assado na panela ou como licores e geleias. Seu sabor é tropical e seu aroma lembra abacaxis, maçãs, manga e banana. A polpa é fibrosa, pegajosa e rica em amido, além de fornecer boas quantidades de minerais e vitaminas. Até as sementes podem ser tostadas comestíveis!

Jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma espécie de árvore tropical encontrada nos trópicos e subtrópicos da Ásia. Sua madeira de lei é de boa qualidade e resistente a cupins, tornando-se uma escolha popular para móveis, instrumentos musicais e fabricação de barcos, principalmente na Ásia, onde seu uso é bastante tradicional.

Jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore frutífera tropical exótica que cresce melhor quando inicialmente plantada em meia sombra e gradualmente exposta a mais luz solar. Prefere alta umidade, típica dos trópicos, e um bom regime de chuvas para ótimo crescimento e produtividade. 

Dicas e cuidados sobre a Jaca

No entanto, também pode ser cultivada em climas semiáridos, desde que haja irrigação. É até possível crescer em condições subtropicais, mas requer proteção contra geadas, especialmente durante os primeiros anos. Se comparada às plantas cultivadas em condições de clima tropical, a Jaca raramente atinge grandes tamanhos ou altos rendimentos. 

Fornecer esta planta com adubação anual para árvores frutíferas e pode ser propagada por sementes; apenas certifique-se de que permaneçam frescos (não mais do que um mês após a colheita), retire-os antes de plantar em um substrato úmido. A germinação pode levar de três semanas a dois meses para ser concluída; transplante as pequenas mudas em sacos individuais, uma vez que tenham quatro folhas totalmente formadas. O enxerto também é outra opção de propagação.

Planta medicinal

Indicações: Tosse, Afecções Respiratórias, Asma, Diarréias, Ferimentos, Retenção de líquidos
Propriedades medicinais: Expectorante, antiasmática, antidiarréica, cicatrizante, diurética
Partes utilizadas: Frutos, Seiva

Atenção

As sementes da jaca possuem toxinas, que são inativadas pelo calor. Assim, devem ser consumidas apenas cozidas ou tostadas. A jaqueira possui grande capacidade de dispersão, tornando-se invasiva em determinadas situações. 

Fonte das imagens usadas:

Noticias e concursos

Pense Natural

Valenca Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem