O Guia Completo da Jabuticaba Myrciaria cauliflora

O-Guia-Completo-da-Jabuticaba-Myrciaria-cauliflora

Ficha Técnica

Nome científico: Myrciaria cauliflora
Nomes populares: Fruita, Jaboticaba, Jaboticabeira, Jabuticaba-açu, Jabuticaba-do-mato, Jabuticaba-paulista, Jabuticaba-preta, Jabuticaba-sabará, Jabuticabeira
Família: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados sobre a Jabuticaba Myrciaria cauliflora

A Jabuticaba (Mryciaria cauliflora) é um peculiar tipo de árvore que pode adornar nosso jardim e, simultaneamente, proporcionar deliciosos frutos. Esta espécie tem o tronco bastante ramificado, cuja casca renova-se todos os anos após a frutificação. No início da primavera, surge do seu tronco um grande número de flores brancas que dão destaque à árvore por tempo suficiente, pois gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos esféricos que vão passando pelas cores verde claro e vermelho até tornarem-se totalmente negros quando maduros.

A Jabuticaba, também conhecida como Myrciaria cauliflora, é uma planta perene muito popular em jardins. Seus frutos, que são bagas tipo "drupa", apresentam casca fina e brilhante ao redor de 1 a 4 sementes. É frequentemente consumido in natura, mas também pode ser usado para preparar sucos, licores, vinagres e doces. Além disso, as safras da jaboticaba normalmente resultam na abundância de frutos dependendo do quanto chove durante o tempo de amadurecimento dos frutos: isso significa que ela é considerada uma ótima planta de jardim atrativa para todos os tipos de aves silvestres!

A Jabuticaba, também conhecida como Myrciaria cauliflora, é uma árvore que encanta qualquer pessoa que a olha. Ela possui folhinhas pequeninas e torna-se ainda mais adorável durante a floração e frutificação. Embora suas frutas estomicem rapidamente, ela tem sido utilizada com grande frequência em vasos de jardim, principalmente nas variedades 'Sabará', que têm portes menores e amadurecem rapidamente. Por isso podemos dizer como cantou o poeta Carlos Drummond de Andrade: 'Jaboticaba chupa-se no pé'.

Dicas e cuidados sobre a Jabuticaba Myrciaria cauliflora

A Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é uma árvore ideal para se ter em um jardim. Ela é de crescimento lento, levando aproximadamente 10 anos para frutificar. No entanto, sua produtividade tende a aumentar ano após ano. Uma vez adulta, ela atinge em média 15 metros de altura e mantém uma copa em formato piramidal.

A Jabuticaba Myrciaria cauliflora é uma planta nativa do Brasil muito presente em nosso jardim. Ela tem várias variedades, como a "Sabará", "Paulista", "Branca", "Rajada" e "Ponhema". A Paulista possui grande porte, alta produtividade e frutos grandes; a Branca tem porte médio, com muitos frutos grandes e verde-claros; a Rajada oferece frutos verde-bronzeados grandes e doces, mas é de maturação mediana; e a Ponhema é ideal para industrialização do fruto, pois seu crescimento é alto e conta com grandes frutos que só devem ser consumidos quando maduros.

A Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é uma planta nativa do Brasil que tem sido usada em jardins domésticos afim de oferecer tempo divertido na hora de colher os seus frutos. Esta planta necessita ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil e rico em matéria orgânica para prosperar. É importante calar a covas bem preparadas com esterco curtido, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca antes da mudas seja plantada. Recomenda-se regar está árvore regularmente devido a sua exigência por água. Por fim, as sementes e enxertia são os melhores meios para multiplicar jabuticabas.

Fonte das imagens usadas:

Klima Naturali

Sitio da Mata

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem