Guia de cuidados com as plantas: Liquidambar styraciflua

Guia-de-cuidados-com-as-plantas-Liquidambar-styraciflua
 

Ficha Técnica

Nome científico: Liquidambar styraciflua
Nomes populares: Árvore-do-âmbar
Família: Altingiaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Árvore-do-âmbar

Liquidambar styraciflua, mais comumente conhecida como a árvore liquidambar, é uma árvore decídua alta e ornamental nativa dos Estados Unidos, bem como de regiões montanhosas do México e da América Central. O nome Liquidambar deriva da seiva doce e resinosa da planta que exsuda em abundância quando seu tronco ou galhos são feridos. Possui um único tronco com uma coroa cônica em forma de pirâmide e pode atingir até 20-30 metros de altura. 

Uma característica distintiva desta árvore é a sua peculiar estrutura de ramos, com a casca a acumular-se nas pontas em vez dos lados, dando-lhe uma forma invulgar. Suas folhas são lustrosas, de caule longo, aromáticas, alternadas e serrilhadas nas bordas, profundamente lobuladas e formando 5-7 pontas que lembram estrelas.

Liquidambar styraciflua, às vezes chamado de sweetgum, é uma espécie de árvore nativa da América do Norte e Central. As folhas de Liquidamber são verdes escuras durante os meses de primavera e verão, mas se transformam em muitos tons de verde claro, amarelo, laranja e vermelho no outono. Durante a primavera, as inflorescências aparecem na forma de pequenos cachos esféricos amarelos que têm pouca importância ornamental. 

Dicas e cuidados sobre a Árvore-do-âmbar

Seguindo essas flores, vêm frutas com casca espinhosa que encerram uma a duas sementes cada. Existem muitas variedades de árvores Liquidamber, como 'Slender Silhouette', que tem um hábito de crescimento colunar, 'Gumball' que cresce até 6 metros de altura em um padrão arbustivo, 'Rotundifolia' cujas pontas das folhas são arredondadas como as de um figo árvore, e 'Variegata' cujas folhas têm manchas cremosas ou amarelas.

O Liquidambar styraciflua, mais conhecido como liquidambar, é uma árvore interessante para paisagismo em grandes áreas como parques, praças e avenidas nas regiões sul e sudeste do Brasil, com clima subtropical a temperado. Apresenta um aspecto alpino, pelo que é cada vez mais utilizado em zonas de montanha com vocação turística, ao lado de carvalhos, choupos, bordos e plátanos. Plante-os em linhas formando avenidas ou em agrupamentos para um efeito impactante. Mesmo plantado sozinho, o liquidâmbar vai chamar a atenção durante o outono com sua enorme gama de cores. 

No inverno, as árvores nuas criam um efeito mais dramático e permitem a passagem da luz solar. Os inúmeros frutos produzidos podem ser bastante inconvenientes ao cair, pois além da sujeira, seus espinhos machucam quem anda descalço no gramado. Em regiões tropicais pode tornar-se perenifólia proporcionando ampla sombra mas sem a variação de cor característica e queda das folhas das estações frias.

Dicas e cuidados sobre a Árvore-do-âmbar

Liquidâmbar styraciflua, também conhecida como Liquidambar, é uma árvore de crescimento lento em seus primeiros anos, mas quando atinge cerca de três anos de idade, experimenta um crescimento rápido. Com quase quatro séculos de existência, esta espécie apresenta madeira de textura média, cor escura, boa qualidade e fácil trabalhabilidade. É fortemente colhida para plantações comerciais e utilizada para produzir móveis, caixas, dormentes ferroviários, madeira para celulose e madeira laminada folheada. Sua seiva concentrada é uma goma balsâmica de aroma perfumado utilizada na fabricação de perfumes, fármacos e produtos de higiene.

Liquidambar styraciflua, comumente conhecido como liquidâmbar, prefere ser cultivado a pleno sol, idealmente em solos arenosos-argilosos, neutros, úmidos, mas bem drenados para o desenvolvimento radicular ideal. No entanto, Liquidâmbar é capaz de prosperar em uma variedade de solos. A planta tem grande demanda hídrica e é importante irrigar nos primeiros anos após o plantio. Uma vez estabelecido, pode tolerar secas curtas. É resistente ao frio e pode sobreviver à neve e ao gelo. Propaga-se por camadas ou por sementes. Ao transplantar as mudas para seu local permanente, cave buracos largos e fertilize-os com esterco compostado e farinha de ossos.

Planta medicinal

Indicações: Disenteria, catarro pulmonar, doenças de pele, fraqueza dos nervos, ciático.
Propriedades medicinais: As propriedades medicinais são atribuídas aos compostos de ácido cinâmico e xiquímico.
Partes utilizadas: Bálsamo concentrado da seiva, extratos.

Atenção

Esta espécie possui características invasivas, tanto por sua intensa produção de sementes aladas com ampla dispersão, como pelo crescimento vegetativo a partir de suas raízes adventícias, tendendo a formar pequenos bosques com o mesmo genótipo. Seu uso deve ser criterioso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem