Flor Mil-cores, a bela Breynia disticha para seu jardim

Flor-Mil-cores-a-bela-Breynia-disticha-para-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Breynia disticha
Nomes populares: Arbusto-de-neve, Breinia, Folha-de-seda, Pão-nosso-de-cada-dia
Família: Phyllanthaceae
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a flor Mil cores

Mil-cores é um arbusto perene, monóico, perene e tropical que se distingue pela cor das suas folhas e ramos. É de tamanho médio, atingindo de 0,9 a 1,2 metros de altura. O caule é ereto e ramificado com copa em forma de vaso (base mais estreita) ou copa arredondada. 

As folhas são ovais, inteiras, glabras, dispostas em espiral e lindamente coloridas em verde, branco, rosa e vermelho ou até totalmente brancas, dependendo da cultivar. As flores - geralmente masculinas ou femininas - são discretas sem importância ornamental. Os frutos são em forma de cápsula, vermelhos e deiscentes.

Dicas e cuidados sobre a flor Mil cores

Mil-cores é uma planta de crescimento rápido a moderado com folhagem festiva e alegre que tem uma aparência densa e delicada. No jardim, é adequado para crescer como uma única planta, em grupos ou em combinação com outras plantas tropicais para criar composições harmoniosas de cores e texturas. 

No entanto, seu maior sucesso é como sebe, que pode ter um quadro aberto com ramificações mais abertas ou uma forma mais formal com aparas. Existem cultivares de mil-cores em vários tons, bem como variedades anãs que são perfeitas para vasos, orlas e plantadeiras.

Dicas e cuidados sobre a flor Mil cores

Mil-cores é uma planta tropical tipicamente encontrada em regiões litorâneas e a espécie prefere ambientes com alta umidade, solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigação regular. Eles podem prosperar em pleno sol ou sombra parcial, embora apreciem plantas companheiras e regas mais frequentes se colocados sob luz solar direta. 

Quando plantada sozinha ou em vasos, precisa ser protegida da exposição solar intensa do meio-dia. A poda anual durante a primavera estimula o adensamento da planta, molda a estrutura do arbusto e renova a cor da folhagem. Esta planta não tolera temperaturas frias ou geadas e se multiplica por meio de estacas de caule.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem