Cultivo de Mini-Bambu (Pogonatherum paniceum)

Cultivo-de-Mini-Bambu-Pogonatherum-paniceum
 

Ficha Técnica

Nome científico: Pogonatherum paniceum
Sinonímia: Pogonatherum saccharoideum, Saccharum paniceum, Eulalia paniceum
Nomes populares: Grama-de-gato, Mini-bambu, Bambu-alemão, Bambuza-mini, Taquarinha, Bambu-miniatura
Família: 
Origem: , Ceilão, , Península Arábica, 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Mini bambu

Mini-bambu Pogonatherum paniceum é uma planta herbácea baixa e tufada com folhagem ornamental nativa de vários países da Ásia e Oceania. Apesar de sua aparência de bambu, esta espécie é na verdade uma grama. Forma tufos densos e baixos com aspecto arredondado. Seus galhos são longos e finos, e as folhas são brilhantes, verde-claras ou creme variegadas, lembrando as folhas de bambu em forma e arranjo. As inflorescências aparecem na primavera ou no outono abaixo da folhagem, que consiste em espigas simples que carregam arestas longas e finas.

Dicas e cuidados sobre o Mini bambu

O Mini-bambu Pogonatherum paniceum é uma planta altamente versátil quando o assunto é paisagismo. Sua forma de bambu pode ser usada para criar elementos visuais de destaque ou como recurso de fundo, dependendo do projeto de design. Funciona bem tanto em plantações individuais espaçadas que enfatizam sua forma quanto em aglomerados e bordas para suavizar caminhos, paredes e pedras com seus remendos redondos. 

É particularmente indicado para adornar bordas de lagoas e cachoeiras, pois se desenvolve em áreas com umidade constante, onde pode desenvolver galhos mais abertos com pontas mais caídas. Sua aparência de bambu o torna perfeito para jardins de inspiração tropical oriental, embora seu charme possa se adequar a qualquer estilo de acordo com a finalidade designada. 

Também pode ser colocado em vasos para embelezar entradas, mesas de jantar ou balcões de banheiro, entre outros pontos da casa. Em locais menos iluminados, o mini-bambu ainda fica lindo, mas terá uma aparência um pouco mais "solta". Os galhos ondulantes suaves dessa grama também são favorecidos em frágeis arranjos florais que ganham um toque oriental charmoso a mais.

Dicas e cuidados sobre o Mini bambu

Mini-bambu Pogonatherum paniceum é uma planta gramínea tropical que requer rega frequente e prefere sol pleno, sombra parcial ou luz difusa. Ela prospera em solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. Esta espécie prefere substratos rochosos e arenosos naturais para promover o crescimento profundo das raízes. Devido à sua sensibilidade à seca, o solo deve permanecer constantemente úmido ou mesmo encharcado. 

Incentive o crescimento denso da planta cortando as pontas ou podando-a regularmente. Embora esta espécie cresça mais vigorosamente em climas quentes, ela também pode tolerar temperaturas frias e resistir a geadas leves. O Mini-bambu pode ser propagado através da divisão de touceiras de plantas, deixando cada unidade com uma estrutura completa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem