Convallaria majalis, o lírio-do-brejo no jardim em casa

Convallaria-majalis-o-lírio-do-brejo-no-jardim-em-casa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Convallaria majalis
Nomes populares: Convalária, Lírio-convale, Lírio-de-maio, Lírio-do-vale
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Lirio do Brejo

Lírio-do-brejo (Convallaria majalis) é uma planta herbácea com um rizoma horizontal, costumando alcançar no máximo 25 cm de altura. Suas folhas crescem em pares, sendo muito largas, lisas e possuindo formato oval. Elas têm uma leve concavidade que facilita a saída da água das suas raízes quando as ficam denteadas na primavera. 

As flores brancas desta planta são delicadas e cerosas e possuem formato de sino, sendo ricas em néctar e atraentes para abelhas. Depois da polinização destes botões vêm as baguinhas vermelhas, contendo sementes duras no seu interior.

Dicas e cuidados sobre o Lirio do Brejo

O Lírio-do-brejo (Convallaria majalis) é ideal para jardins sombreados e torna-se uma ótima forração em locais que não permitem o crescimento da grama. Esta é uma planta muito resistente, exigindo pouca manutenção, e pode ser cultivada em vasos, jardineiras e também como flor de corte. 

Além disso, existem variedades diferentes como a 'Rosear' (com flores rosadas), 'Aureo-variegatum' (com folhas verde-amarelas), 'Prolificans' (de flores dobradas) e 'Fortunei' (de porte maior). No entanto, atenção deve ser dada, pois esta planta pode se tornar invasiva se não cuidada adequadamente.

O lírio-do-brejo é uma planta considerada excelente para uso medicinal e na indústria da perfumaria. Essências extraídas das flores são amplamente utilizadas na fabricação de produtos de perfumaria, enquanto que a planta inteira é aproveitada pela farmacêutica na produção de medicamentos para doenças cardiovasculares.

Dicas e cuidados sobre o Lirio do Brejo

O Lírio-do-brejo é uma planta ornamental que se desenvolve em áreas de meia a plena sombra, com solo retentor de umidade e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigação. Não precisa de fertilizantes para prosperar. 

A poda das folhas no final do inverno ajuda a estimular um novo crescimento, enquanto tolera curtos períodos de seca. Prefere climas amenos e pode ser propagada por sementes, divisão de plantas ou rizomas enraizados.

Atenção

A planta, seu chá ou extratos não devem ser consumidos sem acompanhamento médico pois trata-se de uma espécie muito tóxica que pode levar a morte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem