Como cultivar o Lírio-aranha-vermelho (Lycoris radiata) para seu jardim

Como-cultivar-o-Lírio-aranha-vermelho-Lycoris-radiata-para-seu-jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lycoris radiata
Sinonímia: Amaryllis radiata, Lycoris terracianii, Nerine japonica, Nerine radiata, Orexis radiata
Nomes populares: Lírio-do-furacão, Lírio-da-ressureição, Higanbana, Lírio-aranha, Lírio-mágico, Lírio-surpresa, Flor-de-equinócio
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Lirio aranha vermelho

O Lírio-aranha-vermelho (Lycoris radiata) é uma planta periodicamente encontrada na China. Uma característica notável da planta é que os seus bulbos são revestidos com uma camada protetora e estão enterrados na terra. As folhas são rosuladas, baixas, com formato alongado e talo de cor verde-escura azulada com a linha central mais clara. As inflorescências, que aparecem entre o final do verão e outono, têm hastes de 30 a 70 centímetros de altura com 4 a 6 flores de cor vermelha-coral extremamente brilhantes. 

Elas possuem 6 pétalas decurvadas e longos estames. Além disso, essa planta tem significâncias simbólicas no budismo japonês sendo frequentemente usada para homenagear os falecidos assim como também é utilizada para evitar o escavações dos túmulos por animais e para proteger os arrozais servindo de bordadura nos campos.

O Lírio-aranha-vermelho (Lycoris radiata) é conhecido por suas características únicas, pois as folhas e a inflorescência nunca surgem simultaneamente - primeiro a floração, e só depois as folhas. Por isso, na cultura chinesa e japonesa, ele é considerado um símbolo de renovação da vida cíclica. Este lírio apresenta diferentes variedades, cultivares e híbridos, com portes maiores ou menores e flores de cores amarelo-ouro, rosa ou branco.

Dicas e cuidados sobre o Lirio aranha vermelho

O lírio vermelho, Lycoris radiata, deve receber um lugar de destaque no paisagismo devido às suas impressionantes flores grandes e vermelhas. Suas impressionantes manchas vermelho-sangue são realmente impressionantes. Como prefere solo bem drenado, o lírio vermelho é uma excelente escolha para terrenos altos e canteiros elevados. Também é uma ótima opção para fazer canteiros e canteiros de flores com cores vivas e que se destaquem do resto do jardim.

O lírio-aranha-vermelho é uma planta resistente, de ciclos bem definidos de floração, o que a torna ideal para jardins que mudam ao longo do ano. Suas flores funcionam como excelentes adereços em arranjos e buquês, também tendo um maior impacto visual quando cultivadas em grupos. É bastante atrativa para borboletas e outros polinizadores trazendo mais vida ao jardim. Apesar de ser uma planta pouco exigente quanto à manutenção, recomenda-se realizar um processo de poda no final do ciclo para limpar as folhas amareladas e murchadas.

O Lírio-aranha-vermelho prefere ser cultivado em meia sombra, principalmente quando o clima é mais frio, mas também tolera pleno sol. É necessário solo bem drenado de boa profundidade e rico em matéria orgânica para que cresça bem.

Dicas e cuidados sobre o Lirio aranha vermelho

O lírio-aranha-vermelho é originário da região mediterrânea, sendo uma espécie que requer regas regulares durante todo o período primavera-verão. A rega deve ser feita quando o solo estiver superficialmente seco e se intensificar na fase antes da floração; entretanto, ela será reduzida no verão, com a intenção de manter a planta em dormência. Durante as estações mais frias, o ideal é protegê-la com coberturas mortas como folhas, cascas de pinus ou palha para resistir às temperaturas abaixo dos 5°C. Se necessário replantar a espécie, faça isso após 6 ou 7 anos para manter sua saúde e vigor. 

O lírio-aranha pode ser propagado por bulbos, que são plantados no final do verão antes da floração e contemplam uma camada de solo 2 a 3 vezes maior que sua altura. Em vasos úmidos iniciará seu desenvolvimento melhor quando seu colo ficar exposto acima do solo. A floração começa após 2 ou 3 anos do plantio.

Atenção

Planta tóxica. Contém lycorine no bulbo, uma substância alcalóide, que pode gerar dor abdominal, salivação, vômitos, diarreia e calafrios se ingerido. Plante fora do alcance de crianças e animais domésticos, principalmente roedores e lagomorfos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem